A Guarda é uma cidade portuguesa com 42.541 habitantes, inserida no concelho homólogo com 712,11 km² de área, subdividido desde a reorganização administrativa de 2012/2013 em 43 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Pinhel, a leste por Almeida, a sudeste pelo Sabugal, a sul por Belmonte e pela Covilhã, a oeste por Manteigas e por Gouveia e a noroeste por Celorico da Beira. É ainda a capital do Distrito da Guarda que tem uma população residente de 173.831 habitantes. Situada no último contraforte Nordeste da Serra da Estrela, a 1.056 metros de altitude, sendo a cidade mais alta de Portugal. Situa-se na região centro de Portugal e pertence à sub-região estatística da Beira Interior Norte.
A Guarda é conhecida como «A cidade dos 5 F's».
Possui acessos rodoviários importantes como a A25 que a liga a Aveiro e ao Porto bem como à fronteira, dando ligação directa a Madrid; a A23 que liga a Guarda a Lisboa e ao Sul de Portugal, bem como o IP2 que liga a Guarda a Trás os Montes e Alto Douro, nomeadamente a Bragança .
A nível ferroviário, a Cidade da Guarda possui a Linha da Beira Baixa (encerrada para obras sem reabertura prevista) e a Linha da Beira alta, que se encontra completamente electrificada permitindo a circulação de comboios regionais, nacionais e internacionais, constituindo "o principal eixo ferroviário para o transporte de passageiros e mercadorias para o centro da Europa" com ligação a Hendaye (França, via Salamanca-Valladolid-Burgos).
O ar, historicamente reconhecido pela salubridade e pureza, foi distinguido pela Federação Europeia de Bioclimatismo em 2002, que atribuiu à Guarda o título de primeira "Cidade Bioclimática Ibérica". Além de ser uma cidade histórica e a mais alta de Portugal, a Guarda foi também pioneira na rádio local, sendo mesmo a Rádio Altitude considerada a primeira rádio local de Portugal. As suas origens prendem-se com a existência de um sanatório dedicado à cura da tuberculose.
Toda a região é marcada pelo granito, pelo clima contrastado de montanha e pelo seu ar puro e frio que permite a cura e manufactura de fumeiro e queijaria de altíssima qualidade. É também a partir desta região que vertem as linhas de água subsidiarias das maiores bacias hidrográficas que abastecem as três maiores cidades de Portugal: para a bacia do Tejo que abastece Lisboa, para a Bacia do Mondego que abastece Coimbra e para a bacia do Douro que abastece o Porto. Existe mesmo na localidade de Vale de Estrela (a 6 km da cidade da Guarda) um padrão que marca o ponto triplo onde as três bacias hidrográficas se encontram.
(...)
Cronologia
- 200.000.000 AC - Impacto de um meteorito a NE da atual cidade da Guarda, formando-se uma cratera complexa de 35 km de diâmetro.
- 139 AC - Viriato é assassinado, provavelmente no Cabeço das Fráguas, nas proximidades da atual cidade da Guarda.
- 1199 - Em 27 de novembro, fundação da cidade da Guarda – através de carta foral de D. Sancho I – com o propósito de servir de centro administrativo, de comércio e de defesa da fronteira da Beira contra os Reinos da Meseta do centro da Península Ibérica: primeiro, o Reino de Leão; depois, o de Castela e finalmente, o de Espanha. Foi este propósito que deu origem ao nome de Cidade da Guarda.
- 1202 - Criação da Diocese da Guarda, transferida de Idanha, a antiga e importante cidade romana da Egitânia, que foi largamente abandonada no tempo das invasões e lutas contra os mouros, já que a sua situação em plena fronteira e localização difícil de defender a expunham a raides, quer de mouros quer de cristãos. A cidade da Guarda foi fundada em posição muito mais fácil de defender, o que lhe permitiria tirar à Idanha a posição de centro principal da Beira Interior.
- 1281 e 1282 - D. Dinis realiza as Cortes da Guarda.
- 1384 - O Alcaide-Mor do castelo da Guarda Álvaro Gil Cabral (trisavô de Pedro Alvares Cabral) recusa-se a entregar as chaves da cidade a D. João I de Castela.
- 1385 - O D. João o Mestre de Avis aloja-se na cidade.
- 1405 - D. João I ordena que os judeus usem uma estrela vermelha de seis pontas ao peito, estranhamente mais tarde vem recuar, revogando essa mesma lei, após abusos das autoridades.
- 1459 - 1476 - O Bispo da Guarda explora ferrarias em Caría auxiliado por biscaínhos, especializados em fundições.
- 1462 - D. Afonso V concede ao Bispo da Guarda o direito de explorar minas de chumbo, prata, ouro, estanho, cobre e outros metais.
- 1465 - D. Afonso V realiza novas Cortes na Guarda.
- 1475 - O Príncipe D. João (futuro Rei D. João II) reúne conselho na Guarda para reunir tropas que participarão na batalha de Toro.
- 1476 - Em janeiro o Príncipe parte da Guarda chegando a Ciudad Rodrigo no dia 24 desse mesmo mês.
- 1492 - Expulsão dos Judeus de Espanha. Aumenta exponencialmente a população judia da Guarda.
- 1493 - Rui de Pina prepara o Tratado de Tordesilhas na Guarda e parte em embaixada para Castela. Deste episódio sobrou ainda nos dias de hoje a expressão que nos diz que «O Brasil nasceu na Guarda».
- 1496 - É dada ordem para a conversão ou expulsão dos judeus, levando ao aparecimento dos chamados cristãos-novos e do cripto-judaísmo na região.
- 1530 - A 5 de outubro o Rei D. João III nomeia D. Fernando como Duque da Guarda.
- 1540 - Concluídas as obras da Catedral da Guarda, tal como hoje se conhece.
- 1543 - Iniciam-se as perseguições da inquisição na Guarda.
- 1704 - Encontram-se na Guarda, D. Pedro II e o Arquiduque Carlos d'Áustria, envolvidos na guerra de sucessão de Espanha.
- 1730 a 1735 - Intensifica-se a perseguição aos judeus, aumentam as marcas cruciformes na judiaria da Guarda.
- 1755 - Sente-se o terramoto de Lisboa na Região, que causa graves danos em Pinhel.
- 1762 - Estado de Guerra na região, ataques dos Espanhóis a Castelo Rodrigo e Almeida.
- 1801 - O Marques de Alorna derruba parte da muralha da Guarda para construir o Forte Velho, a 3 km da cidade.
- 1808 - As tropas francesas, comandadas por Loisin, entram na cidade da Guarda.
- 1810 - A Cidade sofre a 3ª invasão francesa.
- 1812 - A 16 de maio o Estado fornece sementes de milho pela população, para reparar os prejuízos da Guerra com os franceses.
- 1882 - A 4 de agosto D. Luíz I e D. Maria Pia são recebidos solenemente na Guarda por ocasião da Inauguração da linha da Beira Alta entre a Guarda e Vilar Formoso, junto da fronteira com Espanha.
- 1899 - Começam obras de restauro da catedral (Arq. Rosendo Carvalheira e Mestre Valentim).
- 1901 - A 30 de dezembro a Sé Catedral é declarada monumento nacional.
- 1907 - A 18 de maio chegam à Guarda D. Carlos I e D. Amélia para inaugurar o Sanatório Sousa Martins.
- 1922 - O ex-aluno do Liceu da Guarda, Sacadura Cabral inicia a 1ª travessia do Atlântico Sul.
- 1929 - A 26 de fevereiro falece Augusto Gil.
- 1963 - As Indústrias Lusitanas Renault instalam-se na Guarda.
- 1978 - Criada na Guarda a Associação de Amizade Portugal-Israel.
- 1999 - Celebração do VIII centenário do Foral Sanchino, com a presença do Presidente Jorge Sampaio.
in Wikipédia
Sem comentários:
Enviar um comentário