sexta-feira, março 16, 2012
Giovanni Battista Pergolesi morreu há 276 anos
Giovanni Battista Pergolesi (Jesi, 4 de janeiro de 1710 – Pozzuoli, 16 de março de 1736) foi um prolífico compositor, violinista e organista italiano do período Barroco, um dos mais importantes compositores da Opera Buffa. Pergolesi também escreveu música sacra e deixou uma das mais importantes versões do Stabat Mater (1736). Vários compositores escreveram arranjos no texto da sequência ordinária do Stabat Mater, mas a versão de Pergolesi é a mais usada de todas.
Pergolesi recebeu a encomenda da Confraternità dei Cavalieri di San Luigi di Palazzo (monges da irmandade de San Luigi di Palazzo) para alterar o seu repertório, que antes usava a versão do texto com música de Alessandro Scarlatti.
Nas óperas, Pergolesi começou por escrever intermezzi que seriam tocados nos intervalos de óperas sérias em dois atos, e recebeu apoio de amigos, como, por exemplo, Jean-Philippe Rameau. Também escreveu diversas árias italianas ao estilo canzone, de muito bom gosto lírico.
in Wikipédia
Postado por Fernando Martins às 00:27
Marcadores: barroco, Giovanni Battista Pergolesi, La Serva Padrona, música, Ópera, ópera buffa, órgão, Stabat Mater, violino
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)


Sem comentários:
Enviar um comentário