terça-feira, março 29, 2022

A crise sísmico-vulcânica em S. Jorge - informação do IPMA


 Crise Sísmica São Jorge - atualização

 


Mantém-se em desenvolvimento a crise sísmica na ilha de São Jorge iniciada no dia 19 de março. Até ao momento foram registados mais de 8000 sismos na rede operada pelo IPMA. Cerca de 25% dos sismos têm registos não sobrepostos e com qualidade suficiente para poderem ser corretamente analisados e determinados os parâmetros sísmicos instrumentais. As localizações preliminares têm sido publicadas na nossa página alguns minutos após a ocorrência.

A distribuição epicentral deste conjunto de sismos mostra uma direção próxima do alinhamento da ilha, entre Velas e o Pico da Esperança. As magnitudes variam entre 0.8 e 3.6, tendo o maior sismo ocorrido nas primeiras horas da crise sísmica ainda no dia 19. De acordo com as características dos sismos registados e a localização geográfica das populações, é expectável que mais de 190 sismos possam ter sido sentidos, sendo que até ao momento a intensidade máxima observada foi de IV (Mercalli modificada, 1956).

A tendência atual aponta no sentido de um ligeiro decréscimo, para já, nos valores de magnitude e também numa redução do ritmo de libertação de energia sísmica. Em termos da distribuição da profundidade focal, verifica-se que os hipocentros continuam confinados a uma faixa de profundida compreendida entre os 7 e os 13 Km, sendo pontualmente mais superficiais, com uma concentração assinalável perto dos 12 km.
Apesar da redução da energia sísmica que tem sido libertada, a complexidade da geodinâmica da região dos Açores favorece a interação entre processos magmáticos e processos tectónicos. O processamento de imagens de interferometria radar tem mostrado a existência de empolamento superficial de alguns centímetros, que provavelmente espelha na superfície a existência de uma intrusão magmática.

O IPMA opera uma rede sísmica permanente no arquipélago dos Açores composta por 42 estações sísmicas, 17 das quais de banda larga, 15 de curto período e 10 puramente acelerométricas (estas em parceria com o Instituto Superior Técnico), existindo ainda mais 20 sensores acelerométricos co-localizados com estações broadband e curto período. Esta rede tem como um dos objetivos a monitorização de uma grande área do Atlântico Norte.

Algumas das estações de banda larga do IPMA integram redes internacionais, destacando-se a estação dos Rosais (São Jorge) cujos dados são partilhados em tempo real e que têm sido fundamentais no acompanhamento da presente crise sísmica. Para além deste dispositivo o IPMA instalou mais duas estações portáteis de banda larga em São Jorge. A determinação dos parâmetros sísmicos é assegurada por um grupo de técnicos distribuídos pelos Observatórios instalados no Faial, em São Miguel e na Terceira, que trabalham em regime de 24h/7d.

O IPMA vai continuar a acompanhar a situação disponibilizando toda a informação para o sistema de proteção civil, nacional e regional e cooperando com todos os grupos de investigação na obtenção de informação geofísica e geodésica para apoio aos organismos competentes.

Mais uma vez salientamos a importância de serem seguidos os aconselhamentos dos serviços regionais de proteção civil e as avaliações realizadas pelo Centro de Vigilância Sismo-Vulcânica dos Açores.

Agradece-se todo o apoio que tem sido prestado pelas autoridades e pela população da Ilha de São Jorge.

 

 


in IPMA

NOTA: segundo cálculos do Instituto Volcanológico de Canarias, o volume da intrusão magmática que está a provocar a crise é de cerca de 20 milhões de metros cúbico de magma - números similares aos da erupção de Cumbre Vieja nas Canárias em 2021...

1 comentário:

toto365pro disse...

Excellent web site. Lots of useful info here. I am sending it to a few friends ans also sharing in delicious. And naturally, thank you in your effort!|
안전놀이터