sábado, novembro 06, 2021

Ignacy Jan Paderewski, pianista, compositor, político e diplomata, nasceu há 161 anos

   
Ignacy Jan Paderewski (Kurylovka, 6 de novembro de 1860 - Nova Iorque, 29 de junho de 1941) foi um pianista, compositor, político e diplomata polaco, incansável defensor da causa nacionalista de seu país.
Em 1872, ingressou no Conservatório de Varsóvia. De 1884 a 1887, estuda em Viena sob a orientação de Theodor Leschetizky.
A partir de 1887, apresenta-se em Viena, Paris, Londres e Nova Iorque. O seu sucesso foi enorme, e, por onde fosse, era seguido por legiões de admiradores. Em 1898 passou a morar na Suíça. Ensinou piano no Conservatório de Estrasburgo.
Tornou-se um dos pianistas mais famosos de sua época. Durante a primeira guerra mundial, torna-se membro do Comité Nacional Polaco, que lutava pela formação de um estado polaco. Em 1921, apresentou vários concertos beneficentes nos Estados Unidos, em favor dos parentes de vítimas da guerra.
Após o início da Segunda Guerra Mundial, assumiu em Paris a liderança do Movimento Nacionalista Polaco. Com a ocupação da França, em 1940, Paderewski emigra para os Estados Unidos.
Sempre admirado como concertista, procurou, na política, uma maneira de extravasar seu patriotismo obstinado. Chegou a ocupar, entre 17 de janeiro e 27 de novembro de 1919 o cargo de primeiro-ministro da Polónia. O seu sonho de ser Presidente da República, porém, jamais se realizou, por falta de apoio político.
Voltou para o piano, e conquistou novamente o público. Reconhecido como um grande intérprete de Chopin, empreendeu, por conta própria, uma edição completa das obras de Chopin.
As suas composições incluem a ópera Manru (1901), uma sinfonia intitulada Polónia (1909), um concerto para piano e orquestra, uma sonata para piano, uma sonata para violino e piano e várias outras peças para piano.

 


Sem comentários: