quarta-feira, junho 10, 2020

Judy Garland nasceu há 98 anos

   
Judy Garland, nome artístico de Frances Ethel Gumm (Grand Rapids, 10 de junho de 1922 - Londres, 22 de junho de 1969), foi uma atriz americana, considerada por muitos uma das maiores estrelas cantoras da "Era de Ouro" de Hollywood dos filmes musicais.
Respeitada pela sua versatilidade, ela recebeu o Óscar Juvenil, um prémio especial de reconhecimento pela sua atuação em O Feiticeiro de Oz e Babes in Arms, na 12ª Edição dos Óscares, que aconteceu em 1940, ganhou um Golden Globe em 1954 por A Star Is Born, foi a primeira mulher a receber o Prémio Cecil B. DeMille, em 1962, pelo conjunto da obra na indústria cinematográfica, bem como um prêmio Grammy Lifetime Achievement Award, em 1997, e um Tony Award Especial, em 1952.
Apesar dos seus triunfos profissionais, Judy lutou com vários problemas pessoais ao longo de sua vida. Insegura com a sua aparência, os seus sentimentos foram agravados por executivos de cinema que disseram que era feia e com excesso de peso. Tratada com medicamentos para controlar o seu peso e aumentar a sua produtividade, Judy suportou décadas de uma longa luta contra alguns vícios. Ela era atormentada por uma instabilidade financeira, muitas vezes devendo centenas de milhares de dólares em impostos atrasados, e os seus primeiros quatro de cinco casamentos terminaram em divórcio. Ela tentou o suicídio por várias ocasiões. morrendo de uma overdose acidental aos 47 anos, deixando duas filhas, Liza Minnelli e Lorna Luft, e o filho, Joey Luft.
   
  

Sem comentários: