domingo, junho 21, 2020

Lana Del Rey - 35 anos

   
Elizabeth Woolridge Grant (Adirondack, 21 de junho de 1985), mais conhecida como Lana Del Rey é uma cantora e compositora norte-americana. A sua música tem sido notada pelos críticos por seu aspecto cinematográfico estilizado, as suas temáticas de romances trágicos, glamour e melancolia e suas referências à cultura pop, especialmente a cultura dos Estados Unidos nos anos 50 e 60. Del Rey começou a compor com 18 anos e começou a apresentar-se em bares de Nova Iorque aos 21 anos, assinando seu primeiro contrato de gravação com a 5 Points Records em 2007, lançando o seu primeiro álbum digital, intitulado Lana Del Ray, em janeiro de 2010, que foi removido após a editora não poder mais promover o projeto. Del Rey rompeu o seu contrato com a 5 Points Records em abril de 2010, e assinou um contrato de parceria com a Interscope, Polydor e Stranger Records em julho de 2011.
Já havia lançado um extended play intitulado Kill Kill, em 2008, mas não conseguiu sucesso. Usou a sua própria conta no serviço VEVO para divulgar a canção "Video Games" como o primeiro single do seu segundo álbum de estúdio, em outubro de 2011. A canção tornou-se viral na Internet e em pouco tempo, a tornou reconhecida mundialmente. Em 30 de janeiro de 2012, lançou o seu primeiro álbum de estúdio sob o nome artístico Lana Del Rey, intitulado Born to Die, e o seu segundo até aquele momento. Estreou na posição #2 na Billboard 200 dos Estados Unidos, e é o quinto álbum mais vendido de 2012. Após a sua estreia, destacou-se no topo de 18 países europeus através do iTunes Store, gerando sete singles, sendo dois promocionais. Durante a sua ascensão musical em 2012, os seus antigos trabalhos vazaram de forma criminosa na web, incluindo um álbum inédito intitulado Sirens, três extended play e diversas canções não-utilizadas que continuam a vazar até os dias atuais. Um remix do seu quinto single "Summertime Sadness", produzido por Cedric Gervais, obteve o seu mais bem sucedido resultado na Billboard Hot 100, após um pico de #6 no país.
Del Rey lançou seu terceiro extended play no último bimestre de 2012, uma espécie de relançamento do Born to Die, intitulado Paradise. Ainda no mesmo ano, o álbum original e seu relançamento totalizaram mais de 2,9 milhões de cópias vendidas, sendo um dos lançamentos mais aguardados do ano. O primeiro single do Paradise, a canção intitulada "Ride", obteve um desempenho considerável nas paradas europeias, chegando a #3 no Ultratop, da Bélgica, e #9 no 2M, da Rússia. Cinco dias antes, Del Rey havia lançado "Blue Velvet" como o primeiro single promocional do projeto. Três das suas faixas foram destaque na curta-metragem Tropico, que foi lançada em dezembro de 2013. A artista têm recebido diversas nomeações para prémios musicais, e o álbum Born to Die foi bem recebido pela crítica especializada, deixando-o entre os 50 melhores álbuns de 2012, segundo rankings especializados. O seu terceiro álbum de estúdio, intitulado Ultraviolence, foi lançado em junho de 2014 e estreou na posição #1 na Billboard 200. O seu primeiro single foi a canção "West Coast" que esteve bem nas tabelas musicais mundiais, chegando a #4 no IFPI, da República Checa, e #5 no MegaCharts, dos Países Baixos. Em dezembro de 2014, ela anunciou que seria a atração principal de uma turnê musical ao lado de Courtney Love no verão de 2015.
As músicas de Del Rey destacam-se pelo seu som cinematográfico e suas referências a vários aspectos da cultura pop, e hip-hop norte-americanos, trazendo-nos o glamour decadente da década de 40 de Hollywood e do sonho americano. A cantora descreveu-se como uma "gangsta Nancy Sinatra". Artisticamente, ela afirma ser influenciada pelos, que ela considera, serem os mestres de cada género musical - incluindo Elvis Presley, Amy Winehouse, Nina Simone, Billie Holiday, Janis Joplin, Nirvana, Kurt Cobain, Axl Rose, Bruce Springsteen e Lou Reed -, bem como a poesia de Vladimir Nabokov e Walt Whitman e os filmes noir de David Lynch. Após ficar conhecida no mundo inteiro, a intérprete foi contratada pela empresa de moda Next Model Management, pela empresa multinacional sueca H&M e pela marca de automóveis Jaguar. Em 2014, Del Rey apareceu em diversas listas de revistas e blogs, sendo eleita uma das mulheres mais sexy do mundo. No mesmo ano, a revista FHM a colocou na 70.ª posição da lista que elegeu as 100 Mulheres mais Sexy do Mundo. Também em 2014, a revista MHM elegeu as 100 Mulheres Mais Belas de 2014, onde aparece em 72°. Em janeiro de 2015 afirmou que o seu quarto álbum de estúdio já estava sendo produzido, e que seria lançado em meados de agosto, intitulando-se Honeymoon. Em 2017, a cantora lançou seu quinto álbum de estúdio, Lust for Life.
  
   
   

Sem comentários: