quarta-feira, abril 29, 2020

Vinícius Cantuária - 69 anos

(imagem daqui)
  
Vinícius Cantuária (Manaus, 29 de abril de 1951) é um cantor e compositor brasileiro.
Iniciou sua carreira profissional no início dos anos 70, como baterista do grupo O Terço, com o qual atuou até 1972. Nos anos de 1975 e 1976 integrou a Banda Atômica, que acompanhava Jorge Mautner em shows e gravações. Atuou, também, com Luiz Melodia, Gilberto Gil e Caetano Veloso.
Em 1981, teve seu primeiro grande sucesso como compositor, com a gravação de sua canção "Lua e Estrela", incluída no repertório do disco de Caetano Veloso "Outras Palavras", que atingiu a marca de 100 mil cópias vendidas. No ano seguinte, gravou seu primeiro LP como artista solista, "Vinícius Cantuária", com destaque para sua composição "Coisa linda", música que viria a figurar nas paradas de sucesso.
Em 1984, lançou o álbum "Sutis Diferenças", no qual interpretou seu maior sucesso até hoje, "Só Você", que permaneceu no topo das paradas por meses e o lançou nacionalmente. Apesar de Cantuária ter sido o compositor e ter lançado a canção como sua, ela foi regravada por Fábio Jr. e se tornou um dos maiores sucessos da carreira do cantor paulista.
Ainda na década de 1980, lançou os LPs "Gávea de Manhã" (1983), "Siga-me" (1985) e "Nu Brasil". Atuou, nessa época, com Chico Buarque, com quem excursionou em turnê de shows do disco "Francisco".
Apresentou-se em Portugal durante o ano de 1989.
Lançou, em 1991, o CD "Rio Negro". Fez parte, ao lado de Ritchie, Cláudio Zoli, Dadi e Mu Carvalho, do grupo Tigres de Bengala, com o qual lançou um CD, em 1993.
Em seguida, mudou-se para os Estados Unidos, onde gravou os CDs "Sol na Cara" (1996), produzido por Arto Lindsay, e "Tucumã" (1999). Em 2001, participou do disco "Look Into The Eyeball", de David Byrne.
Em 2011, lançou o CD “Samba Carioca”, contendo suas canções “Praia Grande” (com Marcos Valle), “Orla” (com Liminha, Marcos Valle e Dadi), “Fugiu” (com Arto Lindsay), “Só Ficou Saudade (com Paulo Sergio Valle), “Berlim”, “Julinha de Botas” e “Conversa Fiada”, além de “Vagamente” (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli) e “Inútil Paisagem” (Tom Jobim e Aloysio de Oliveira).
Em 2013, formou, com Dadi e o compositor e guitarrista norte-americano Jesse Harris (autor de “Don’t Know Why”, sucesso na voz da cantora Norah Jones) o Trio Estrangeiros, com o qual fez uma turnê de shows pelo Japão. Antes de seguir viagem, estreou o show no espaço Vizta (RJ), pelo projeto “Bossa, jazz e muito mais”.
  
  

Sem comentários: