quarta-feira, abril 22, 2020

Hoje é o Dia Mundial da Terra...!

Bandeira não-oficial do Dia da Terra: o Planeta sobre um fundo azul (fonte Wikipédia)
   
São 40 as organizações portuguesas que se juntam às comemorações internacionais do 50º Dia Mundial da Terra, com 80 actividades online, uma adaptação a tempos de confinamento social.

O Dia Mundial da Terra celebra-se a 22 de abril e este ano, em que se celebra o 50º aniversário deste Dia, o tema é “acção climática”. Foi escolhido por ser um “enorme desafio” e pelas “vastas oportunidades” de acção, explicam as Nações Unidas.
“As alterações climáticas representam o maior desafio para o futuro da humanidade e para os sistemas dos quais depende a vida e que tornam o nosso planeta habitável.”
Em Portugal, as celebrações decorrem de 18 a 26 deste mês, todas digitais, com a hashtag #EarthDayEmCasa.
Este ano, a comemoração deste Dia Mundial da Terra é organizada pela Fundação Oceano Azul que desafiou as organizações portuguesas a adaptarem as suas comemorações à realidade actual.
“As atividades vão decorrer durante vários dias, nas respetivas plataformas digitais de cada entidade (sites, páginas de Facebook e Instagram)”, explica a Fundação Oceano Azul em comunicado.
Entre as actividades estão várias dedicadas ao mundo natural e à biodiversidade, como “Biodiversidade de Pantufas” (Associação BioLiving, a 21 e 22 de Abril, às 11h30) – no Instagram (@Bio_Living) e no Facebook (@associacaobioliving) -; “Desafio – Pinta uma ave de esperança” (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, durante todo o dia de 20, 21 e 22 de Abril) – no Facebook (@spea.birdlife) -; “Constrói uma tartaruga marinha” (RIAS, durante todo o dia de 21 de Abril) – no Instagram (@rias_olhao) e no Facebook (@rias.olhao) -; “Ria Formosa – conhecer e preservar” (Centro Ciência Viva do Algarve, a 22 de Abril às 12h30) – no Instagram (@ccvalg) e no Facebook (@ccvalgarve) -; e “Há vida no litoral” (Geota, durante todo o dia de 22 de Abril) – no Facebook (@cw.coordenacao.nacional.
O objectivo é “mobilizar, a partir de casa, o maior número de cidadãos, para celebrar os 50 anos do Dia Mundial da Terra”, segundo a Fundação.
“A Fundação Oceano Azul congratula-se pela adesão de todas as entidades a este desafio, reveladora da forte capacidade de adaptação às dificeis circunstâncias, e pelo facto de, em Portugal, a consciência coletiva e a vontade de proteger a natureza e o oceano serem cada vez maiores.”
O Dia da Terra foi a resposta conjunta a um ambiente em crise: derrames de petróleo, smog, rios poluídos. A 22 de Abril de 1970, cerca de 20 milhões de norte-americanos – representando 10% da população dos Estados Unidos naquele ano – saíram às ruas e campus universitários em centenas de cidades para protestar contra a ignorância ambiental e exigir um novo caminho para o planeta.
Esse primeiro Dia da Terra foi um dos eventos que ajudou a lançar o movimento ambiental moderno e é hoje reconhecido como o maior evento cívico do planeta, salientam as Nações Unidas.

Sem comentários: