quarta-feira, janeiro 09, 2013

Jimmy Page - 69 anos

James Patrick Page, mais conhecido como Jimmy Page (Heston, 9 de janeiro de 1944), é um lendário guitarrista, compositor e produtor inglês, conhecido como um dos guitarristas que mais influenciaram o rock 'n' roll. Page começou sua carreira como músico de estúdio em Londres e foi, posteriormente, um membro do The Yardbirds de 1966-1968, após o que fundou a banda de rock inglesa Led Zeppelin.
Jimmy Page é frequentemente citado e considerado por muitos críticos, fãs e colegas músicos como um dos guitarristas mais influentes e um dos mais importantes compositores do rock. Foi classificado em sexto lugar em uma lista dos melhores guitarristas pela revista Time, em 2010 ficou em segundo lugar na lista Gibson, e em terceiro lugar na lista dos 100 maiores guitarristas da história pela revista Rolling Stone. Page, que tocou nos Yardbirds, juntamente com Jeff Beck e Eric Clapton, foi um dos primeiros guitarristas a popularizar o uso da distorção e 'feedback' eletrónicos com a fuzzbox de Roger Mayer. Possui uma música muito intensa, com célebres riffs como o de "Whole Lotta Love", e poderosos solos como o da famosa canção "Stairway to Heaven".
Ele foi colocado no Rock and Roll Hall of Fame duas vezes, uma como um membro dos The Yardbirds em 1992, e outra como um membro dos Led Zeppelin, em 1995.


Sem comentários: