O Trieste foi um batiscafo de investigação oceanográfica de desenho suíço com uma tripulação de dois ocupantes.
Em 23 de janeiro de 1960 o Trieste desceu na Fossa das Marianas, na costa da Filipinas,
no local chamado Challenger Deep, a 10.911 metros de profundidade,
recorde até hoje não superado. Nesta ocasião, eram seus tripulantes o
engenheiro e oceanógrafo suíço, Jacques Piccard, e o Tenente da Marinha
americana, Don Walsh.
A Challenger Deep fica a cerca de 360 quilómetros ao sul das Ilhas Guam no Oceano Pacífico.
O batiscafo Trieste foi desenhado por Auguste Piccard e foi posto em atividade a 26 de agosto de 1953 no Mediterrâneo, na Ilha de Capri, próximo de Nápoles, Itália.
A esfera de pressão, composta de duas secções, foi construída pela
empresa Acciaierie Terni, e a parte superior foi fabricada pela Cantieri
Riuniti dell 'Adriatico, na cidade livre de Trieste,
na fronteira entre a Itália e a Jugoslávia. A instalação da pressão foi
feita na Esfera Cantiere Navale di Castellammare di Stabia, perto de
Nápoles.
O projeto foi baseado em experiências anteriores com o batiscafo
FNRS-2, também projetado pelos Piccards. Foi construído na Bélgica e
operado pela Marinha Francesa, permanecendo em operação no Mediterrâneo.
Em 1958, foi comprado pela marinha dos Estados Unidos da América, por 250.000 dólares americanos e transportado para San Diego, Califórnia.
Em outubro de 1959,
depois de ser reequipado para uma pressão mais forte, o Trieste foi
transportado para o meio do Pacífico, para participar no Projecto "Nekton",
no qual realizou uma série de mergulhos muito profundos na Fossa das
Marianas.
Em 23 de janeiro de 1960,
alcançou o recorde de profundidade de 35.800 pés, 10.911 metros, no
Challenger Deep, o mergulho mais profundo em qualquer dos oceanos do
mundo.
Em abril de 1963,
foi transportado para o Atlântico, mais precisamente a New London,
Connecticut, para procurar o então perdido submarino USS Thresher
(SSN-593), o qual o encontrou em agosto de 1963, fora de New London, a
1.400 braçadas da superfície.
O Trieste foi retirado de serviço logo após a realização dessa
missão, sendo reformado, e alguns de seus componentes foram utilizados
no recém-construído Trieste II. Ele está agora em exposição permanente
no Museu da Marinha, no Washington Navy Yard, Washington, DC.
in Wikipédia
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