quinta-feira, abril 05, 2007

Sismo(s) nos Açores


Nas últimas 24 horas ocorreram 3 sismos sentidos por populações açorianas, tendo o mais recente ocorrido na proximidade dos Ilhéus das Formigas (entre S. Miguel e Santa Maria) e tido uma magnitude bastante elevada (5,7).

A actualizar nas próximas horas...

ADENDA:

Comunicados da SIVISA

1. O Centro de Coordenação do Sistema de Vigilância Sismológica dos Açores (SIVISA) informa que no dia 4 de Abril foi registado um evento às 06h31m (hora local) com epicentro localizado a cerca de 22 km a WNW do Capelo, ilha do Faial.

De acordo com a informação disponível até ao momento, o evento foi sentido na ilha do Faial com intensidade máxima II/III (Escala e Mercalli Modificada) nas freguesias de Capelo, Praia do Norte e Castelo Branco.

O SIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação. Novos comunicados serão emitidos sempre que necessário.


2. O Centro de Coordenação do Sistema de Vigilância Sismológica dos Açores (SIVISA) informa que, na sequência da actividade sísmica que se vem verificando a W da ilha do Faial, foi registado às 02h28m (hora local) do dia 5 de Abril um evento com epicentro localizado a cerca de 20 km a WNW do Capelo.

De acordo com a informação disponível até ao momento, o evento foi sentido na ilha do Faial com intensidade máxima III/IV (Escala e Mercalli Modificada) na freguesia do Capelo, e III na cidade da Horta.

O SIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação. Novos comunicados serão emitidos sempre que necessário.


3. O Centro de Coordenação do Sistema de Vigilância Sismológica dos Açores (SIVISA) informa que no dia 05 de Abril foi registado um forte evento às 03h56 (hora local), com epicentro preliminar localizado a cerca de 13 km a Este dos ilhéus das Formigas. O sismo foi seguido por várias réplicas, algumas das quais igualmente sentidas pela população.

De acordo com a informação disponível até ao momento, o evento principal foi sentido com intensidade máxima V/VI (Escala de Mercalli Modificada) na ilha de S. Miguel, mais concretamente, em Povoação e Faial da Terra, intensidade V em Água Retorta e Ribeira Quente, e intensidade IV/V nas restantes freguesias.

O sismo foi igualmente sentido na ilha de Santa Maria, com grau V nas freguesias de Santa Bárbara e Santo Espírito e grau IV em S. Pedro, Almagreira e Vila do Porto.

Na ilha Terceira foi sentido com intensidade IV em Praia da Vitória e Fontinhas, III/IV em Fonte do Bastardo e S. Brás, III em Porto Martins, Porto Judeu, S. Sebastião e Quatro Ribeiras, II/III em Angra do Heroísmo, e II nas freguesias da parte oeste.

O SIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação. Novos comunicados serão emitidos sempre que necessário.

Mais informação no site do IM - AQUI.

2 comentários:

Carlos Faria disse...

vêem como isto é geologicamente animado... nada de antiguidades, mas muita actividade actual

Fernando Martins disse...

A gente sabe...e adora os Açores tal como eles são...!