sábado, abril 21, 2007

Post do Blog DE RERUM NATURA

Uma escola de excelência

(Texto do filósofo Desidério Murcho)

Que se poderá fazer para elevar a qualidade do ensino? Evidentemente, não basta dizer que é preciso reintroduzir os conteúdos cognitivos centrais, reintroduzir exames nacionais externos e promover o valor intrínseco do conhecimento. Estes são os princípios gerais para uma escola de excelência. As medidas concretas têm de ser bastante mais pormenorizadas.

Não há soluções mágicas, de curto prazo e por via legislativa apenas. As leis (incluindo os programas curriculares) podem ser melhoradas, mas se um professor de história, por exemplo, tem graves deficiências no domínio dos conteúdos que tem por obrigação leccionar, o problema não se resolve unicamente com leis melhores. Logo, qualquer intervenção terá de apostar fortemente na formação contínua de professores, no estímulo para que melhorem as suas prestações e na produção intensa de livros de qualidade para professores e estudantes.

Se os professores não forem apoiados cientificamente, não poderão fazer um trabalho melhor.

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