sexta-feira, abril 13, 2007

Fósseis em Peniche provam efeito de estufa


O estudo de fósseis encontrados em Peniche permitiu a cientistas das Universidades de Coimbra e Oxford concluir que o efeito de estufa, causado pela libertação de dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera, já ocorreu há 183 milhões de anos.

De acordo com a agência Lusa, após dois anos de investigação, a Universidade de Coimbra divulgou na passada terça-feira que os cientistas chegaram à conclusão que “o problema do aquecimento global já tem, afinal, milhões de anos”.

O trabalho infere que há 183 milhões de anos, no período Toarciano (Jurássico Superior), “foram libertadas para a atmosfera elevadas concentrações do dióxido de carbono, tendo causado a amplificação do efeito de estufa e uma extinção em massa de grupos de invertebrados marinhos”.

A investigação, que teve como base de estudo a zona costeira de Peniche, foi desenvolvida por cientistas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, da Universidade de Oxford (Reino Unido) e da Petrobras (Brasil).

O trabalho científico foi agora publicado na revista “Earth and Planetary Science Letters” e intitula-se “Carbon-isotope record of the Early Jurassic (Toarcian) Oceanic Anoxic Event from fossil wood and marine carbonate (Lusitanian Basin, Portugal)”.

Os dados obtidos e analisados no artigo apontam, “de forma inequívoca, para uma fase de grande aumento da concentração de dióxido de carbono na atmosfera e clara amplificação do efeito de estufa”.

in Região de Leiria (13-4-2007)

Adenda - Os nossos parabéns aos autores do estudo, em particular ao Doutor Luís Vítor Duarte...! É pena que o rigor científico da notícia (o que é o período Toarciano...?) seja tão pouco - para quando a revisão científica das notícias com Geologia no Media portugueses?

Resumo do artigo aqui.

1 comentário:

Fernando Martins disse...

Pois...confundiram Período (Jurássico) com a sua subdivisão idade (por sua vez divisão de uma Época...).

Enfim, não se pode pedir mais a um Jornal Regional...