quinta-feira, abril 05, 2007

Engenharias II


in Bandeira ao Vento, Cravo & Ferradura, DN, 1 de Abril 2007


Nota explicativa: Não me interessada nada se o dr. Sócrates tirou (ou não...) a licenciatura (ou como a tirou...). Não me interessa muito a causa da barafunda que vai na Universidade Independente e se os seus estudantes são prejudicados por este Carnaval.

Já me interessou, quando fui membro do Conselho Científico, em representação de professores licenciados, durante cinco anos lectivos, de uma Instituição de Ensino Superior de Leiria, a aplicação da lei a quando de pedidos de equivalências e o registo nos Livros Oficiais das notas, o modus operandi do Ensino Superior. Recordo-me que, na dúvida, nunca dávamos equivalências e líamos sempre os programas das cadeiras, pois de forma contrária prejudicávamos a Instituição que nos pagava...

Depois disto, devo dizer que me interessam particularmente os Currículos Públicos das pessoas que estão à frente do nosso país e o que provocam de descredibilização (do país...). Recordo-me, por exemplo, de um caso, há muitos anos, de um professor Director de um Politécnico (e interveniente na política local...) que recebeu, por decreto ministerial, um Doutoramento (seria honoris causa...?). Recordo-me ainda de um (sic...) Director de um Colégio que falsificou os papéis de ingresso na Universidade e fazia cadeiras na FDUC pagando-as a um amigo que trabalhava no Bedel da Faculdade. Recordo-me ainda de um Director de uma Escola Oficial, da zona onde resido, que falsificou as habilitações e não tinha curso nenhum, safando-se por pouco à prisão por falsificação...

Interessa-me saber como algumas pessoas tiram títulos científicos (eu, que tive 15 valores no final do curso, uma licenciatura em Geologia, na Universidade de Coimbra, onde a nota máxima que já vi, no meu curso, foi de 16 valores, e de gente com muito saber e muito saber fazer...). Interessa-me, sobretudo, saber como são feitas as meias verdades, os negócios dos troca-tintas, os tachos no aparelho de estado, a apagada e vil tristeza de nada ser certo e tudo ser obscuro neste país de treta...!

1 comentário:

Ana Ave disse...

Concordo contigo! É incrível como fazem pouco de quem tanto lutou por conseguir o seu curso!