segunda-feira, abril 02, 2007

Sismo e Tsunami nas Ilhas Salomão

lhas Salomão: sismos seguidos de "tsunami" fazem mais de 15 mortos
02.04.2007 - 12h34 Agências


Mais de 15 pessoas morreram nas Ilhas Salomão depois de dois sismos e um "tsunami" terem atingido a parte ocidental do arquipélago, no Pacífico.

A zona mais afectada pelo maremoto é a cidade de Gizo, a segunda maior do país.

"As informações dão conta de mais de 15 mortos, apenas ao redor de Gizo, mas nas outras ilhas ainda não posso dizer", indicou o primeiro-ministro provincial Alex Lokopio à Rádio Nova Zelândia.

"Precisamos de água, de tendas e de comida, porque vivem ao redor de Gozo entre três a quatro mil pessoas", afirmou o mesmo responsável.

Numerosos edifícios ficaram arrasados e o governo estima que os prejuízos possam superar os cem milhões de dólares.

A BBC cita um porta-voz do Gabinete de Gestão de Emergência que fala de localidades completamente arrasadas. Em alguns pontos do arquipélago, a água penetrou em terra uns 200 metros, levando tudo à sua frente, segundo várias testemunhas.

O primeiro sismo provocou a emissão de um alerta de "tsunami" para aquela zona do Pacífico que afectou as Ilhas Salomão, Papua Nova Guiné, Vanuatu, Nova Caledónia e noroeste da Austrália, Tuvalu, Kiribati e Fiji. Oito minutos depois do primeiro abalo - de magnitude oito na escala de Richter -, um segundo movimento telúrico, de 6,7 graus, voltou a abalar aquela zona do globo.

De acordo com os serviços geológicos norte-americanos, o epicentro do sismo original localizou-se a 350 quilómetros a noroeste da capital das Ilhas Salomão, a dez quilómetros de profundidade.

As Ilhas Salomão estão situadas a cerca de 2500 quilómetros da costa leste da Austrália, com uma população que não ultrapassa os 500 mil habitantes, dispersos por várias ilhas, que estão situadas na zona conhecida por "Anel de Fogo", onde se unem várias plataformas continentais, uma área muito afectada pela actividade vulcânica e sísmica.

in Público - ver notícia


Nota: Muito engraçada a referência ao Anel de Fogo do Pacífico, como local "onde se unem várias plataformas continentais". O Sismo teve magnitude (corrigida) de 8,1 (logo seguido de uma réplica - 6,7 - também muito forte ...). Mais informações no site do USGS - AQUI

Sem comentários: