sexta-feira, abril 20, 2007

Prémio para Centro de Interpretação Geológica de Canelas

REGIÃO DE TURISMO ROTA DA LUZ ENTREGA PRÉMIO DE MÉRITO TURÍSTICO
ao Centro de Interpretação Geológica de Canelas


A Região de Turismo Rota da Luz vai entregar, no próximo dia 22 de Abril, pelas 11h30, o Prémio de Mérito Turístico Região de Turismo Rota da Luz ao Centro de Interpretação Geológica de Canelas, situado no município de Arouca.

Este prémio visa reconhecer o mérito e dar visibilidade aos equipamentos, instituições e ao sector empresarial dinamizador de acções empreendedoras na óptica do desenvolvimento turístico regional.

A empresa Ardósias Valério & Figueiredo, localizada no município de Arouca, tem preconizado uma postura exemplar, ao proteger dos múltiplos interesses económicos, o valioso património geológico encontrado na pedreira de Canelas. A criação do Centro de Interpretação Geológica de Canelas, assim como o envolvimento da comunidade científica nacional e internacional neste projecto, demonstram a inequívoca responsabilidade social da empresa sensibilizada para a protecção do património histórico-natural excepcional, de interesse universal.

A dimensão e relevância dos Icnofósseis existentes, dos vestígios e sedimentos datados com mais de 460 milhões de anos, assim como o reconhecimento científico internacional, alicerçam o propósito desta Região de Turismo na criação de um Geoparque em Arouca membro da Rede Europeia de Geoparques, reconhecido pela UNESCO como geossítio natural de especificidades únicas. Desta forma e procurando difundir o conhecimento do Centro de Interpretação Geológica de Canelas de modo abrangente, a Comissão Nacional da UNESCO inseriu a cerimónia de entrega do prémio de mérito turístico no programa oficial de actividades do Ano Internacional do Planeta Terra.

Segundo Pedro Silva, presidente da Região de Turismo Rota da Luz, “a atribuição do Prémio de Mérito Turístico ao Centro de Interpretação Geológica de Canelas, é incontornável tendo em conta o trabalho exemplar da empresa Ardósias Valério & Figueiredo, que desde logo entendeu a importância do património existente na pedreira e optou por preservá-lo como legado de todos e verdadeiro património da humanidade. Sendo o Turismo do Conhecimento uma área estratégica no modelo de desenvolvimento turístico regional, a Região de Turismo Rota da Luz considera o Centro de Interpretação Geológica de Canelas como um parceiro de excelência, com impacto positivo na atractividade do destino.”

Investigadores e cientistas nacionais, elementos da Comissão Nacional da UNESCO, autoridades locais e regionais, representantes do gabinete da Secretaria de Estado do Turismo, do Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior e do Turismo de Portugal, estarão presentes na cerimónia de atribuição do Prémio de Mérito Turístico Região de Turismo Rota da Luz ao Centro de Interpretação Geológica de Canelas, em Arouca.

Sem comentários: