domingo, abril 22, 2007

Geoparque Naturtejo

Neste dia da Terra, há que realçar o primeiro Geoparque português, o Geoparque Naturtejo da Meseta Meridional.

Citando o seu site, podes referir alguns aspectos deste magnífico local:

Geopark Naturtejo da Meseta Meridional
UNESCO European and Global Geopark


O Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, que une os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão, tem como objectivo valorizar os locais que agem como testemunhos-chave da História da Terra, fomentando o emprego e promovendo o desenvolvimento económico regional. O vasto património geomorfológico, geológico, paleontológico, e geomineiro, apresenta elementos de relevância nacional e internacional, de que são exemplos os icnofósseis de Penha Garcia, os canhões fluviais de Penha Garcia, das Portas do Ródão e de Almourão, a mina de ouro romana do Conhal do Arneiro e as morfologias graníticas da Serra da Gardunha e Monsanto. Para além dos geossítios, o Geopark Naturtejo conta com o Parque Natural do Tejo Internacional e com áreas protegidas no âmbito da Rede Natura 2000 (sítios Gardunha, Nisa e S. Mamede) e das Important Bird Areas (Penha Garcia - Toulões e as serranias quartzíticas do Ródão), que testemunham a sua riqueza ecológica.

A história milenar desta região dotou-a de inúmeros castelos, igrejas e palácios, atingindo uma diversidade rara em Portugal. As ruínas da Civitas Egitania em Idanha-a-Velha, as estações paleolíticas e a Arte Rupestre do Tejo, bem como as regiões megalíticas de Nisa e Rosmaninhal constituem pólos de relevante interesse arqueológico. As práticas ancestrais, testemunhos vivos das múltiplas singularidades da cultura raiana, têm fortes raízes na paisagem. O estatuto de “Aldeia mais portuguesa de Portugal”, conferido a Monsanto, e as Aldeias de Xisto, espalhadas pelo Geopark, são símbolos desta riqueza etnográfica ainda muito bem preservada.

Turismo de Natureza


O Geopark Naturtejo da Meseta Meridional possui uma das mais densas redes de percursos pedestres, de pequena e grande rota, do país. Estas vias, para a descoberta do território, correspondem à malha unificadora dos múltiplos pólos de atracção para um turismo activo. Sob a temática da Geologia encontram-se homologadas a Rota dos Fósseis, em Penha Garcia, a Rota das Minas, em Segura, a Rota dos Barrocais, em Monsanto, e os Trilhos do Conhal, em Santana. Para além das rotas marcadas, o Geopark Naturtejo apresenta anualmente um calendário de percursos temáticos originais, sempre com uma forte componente multidisciplinar.

Em plena Rota dos Fósseis (Penha Garcia) e Rota das Invasões (Vila Velha de Ródão) podem encontrar-se escolas de Escalada, que garantem adrenalina ao máximo nas suas actividades, que vão desde a escalada desportiva ao slide, nos quartzitos, e do paintball e TT nas serras do Ródão ao hipismo, nas rotas do contrabando que cruzam o Sinclinal, em Penha Garcia.

As voltas da água nas entranhas da Terra poderão ser calmamente desfrutadas e melhor compreendidas nas esplêndidas Termas de Monfortinho, em Idanha-a-Nova, e da Fadagosa, em Nisa.

A tranquilidade das águas do Rio Tejo permite a realização de passeios de barco que vão à descoberta da geomorfologia das Portas de Ródão, das colónias de grifos e da Arte Rupestre do Tejo.

No Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento, em Vila velha de Ródão, é levado a descobrir o modo como evoluiu a paisagem e a tecnologia do Homem de Ródão. As escolas poderão contar com a Associação de Estudos do Alto Tejo para compreender a ocupação humana da Bacia do Tejo e os patrimónios do monumento natural das Portas de Ródão.

O granito, como recurso económico e como objecto de arte, pode ser entendido e apreciado no Museu do Canteiro, em Alcains, e no Roteiro das Esculturas, em Alpalhão.

O Parque Natural do Tejo Internacional é um dos mais importantes santuários de vida selvagem da Europa.

As actividades geoturísticas desenrolam-se paralelamente a uma vasta e original oferta de produtos turísticos de qualidade, que vão da gastronomia ao património histórico e dos eventos desportivos às festividades religiosas tradicionais.

Sem comentários: