terça-feira, dezembro 31, 2024

Ben Kingsley celebra hoje oitenta e um anos

    
Sir Ben Kingsley (Krishna Pandit Bhanji em Scarborough, 31 de dezembro de 1943) é um ator britânico de ascendência indiana (gujarati) e russo-judaica. Em 1983 foi premiado com o Globo de Ouro, o BAFTA e o Óscar de Melhor Ator, pelo papel de Mahatma Gandhi, em "Gandhi".
 
Carreira

O seu pai, Rahimtulla Pandit Bhanji, foi um médico de ascendência indiana nascido no Quénia, e a sua mãe, Anna Lyna Mary Bhanji, uma modelo e atriz. Kingsley começou a sua carreira no palco, mas iniciou-se cedo no cinema. O seu primeiro filme, "Fear is the Key", de 1972, não foi um sucesso. Kingsley alcançaria a fama em 1982, interpretando o papel de Mahatma Gandhi no filme Gandhi, vencedor de vários prémios da Academia, incluindo um de melhor ator para o próprio. Os ancestrais do seu pai tinham vindo do estado indiano do Gujarate, o mesmo estado de onde era originário o próprio Gandhi, embora fossem muçulmanos e não hindus.

Kingsley conseguiu evitar os estereótipos, interpretando papéis diversificados em filmes como Turtle Diary, Maurice, Pascali's Island, Without a Clue (no papel de Dr. Watson junto com Sherlock Holmes de Michael Caine), Bugsy (nomeação para o Óscar de melhor ator secundário), Quebra de Sigilo, Dave - Presidente por um Dia, Lances Inocentes, A Lista de Schindler, A Morte e a Donzela, Murderers Among Us: The Simon Wiesenthal Story, Sexy Beast (outra nomeação para o Óscar para Melhor Ator Secundário) e Casa de Areia e Névoa (nomeação para o Óscar de melhor ator) como também um papel em José (filme bíblico onde interpretava um alto oficial do faraó do Egito, Potifar).

Kingsley também apareceu com frequência na televisão, tendo sido o seu primeiro papel uma aparição fugaz em Coronation Street e no telefilme de 1995 Moisés no papel principal.

Aparece no filme Guerra S.A. Faturando Alto, junto com Hilary Duff, John Cusack e Marisa Tomei. Em Homem de Ferro 3, de 2013, o ator aparece como Trevor Slattery, o suposto Mandarim. Além disso, Kingsley também já narrou documentários, como "História das Religiões".

Em 2016 usou a sua voz no filme Mogli - O Menino Lobo.

  

Sem comentários: