Galina Ivanovna Ustvolskaya (Petrogrado, 17 de junho de 1919 – São Petersburgo, 22 de dezembro de 2006) foi uma compositora russa de estilo único.
De 1937 a 1947, Ustvolskaya estudou na faculdade anexa ao Conservatório de Leninegrado (mais tarde rebatizado de Conservatório Rimsky-Korsakov). Subsequentemente tornou-se uma estudante de pós-graduação e passou a também lecionar composição na faculdade. O seu professor de composição, Dmitri Shostakovich, que raramente elogiava os seus alunos, disse a respeito dela: Estou convencido de que a música de G. I. Ustvolskaya obterá renome mundial.
Em diversas oportunidades, Shostakovich a defendeu da oposição de seus colegas na União dos Compositores Soviéticos.
Ele frequentemente enviava muitas de suas obras, inclusive inacabadas,
para a apreciação de Ustvolskaya, cuja opinião estimava muito. Várias
dessas peças até mesmo possuíam citações às composições de sua pupila.
Por exemplo, ele empregou o segundo tema do finale do trio para clarinete no seu quinto quarteto de cordas e na Suíte Michelangelo (Nº 9). A íntima relação espiritual e artística de ambos foi comparada àquela entre Schoenberg e Webern.
Ela foi aluna de Shostakovich de 1939 a 1947, mas reteve pouca influência do estilo de seu mestre a partir dos anos 50. Como modernista, poucas de suas obras foram executadas, até 1968 nenhuma além de peças patrióticas escritas para eventos oficiais. Até a queda da União Soviética, apenas a sua sonata para violino de 1952 foi tocada com alguma frequência, mas desde então sua música vem sendo cada vez mais apresentada no ocidente.
Ustvolskaya desenvolveu o seu estilo próprio de composição. Segundo ela, não há nenhuma ligação que seja entre minha música e aquela de qualquer outro compositor, vivo ou morto.
As suas características incluem o uso repetido de blocos homofónicos de som (facto que levou o crítico holandês Elmer Schönberger a chamá-la de a dama com o martelo); combinações não usuais de instrumentos (como os oito contrabaixos, piano e bloco de madeira percutido por martelo de sua Composição Nº 2); uso considerável de dinâmicas extremas (como em sua Sonata para piano nº 6); emprego de grupos de instrumentos para a realização de clusters e o uso do piano ou percussão para fixar ritmos constantes e imutáveis (todos seus trabalhos reconhecidos usam ou o piano ou a percussão, muitos usam ambos).
Como a música de Galina Ustvolskaya não é de vanguarda no sentido comummente aceite do termo, ela não foi abertamente censurada
na União Soviética. Porém, foi acusada de não estar disposta a
comunicar-se e de estreiteza e insistência. Foi apenas nos últimos anos
que seus críticos começaram a notar que essas supostas deficiências são na verdade suas maiores qualidades e que a tornam única. O compositor Boris Tishchenko comparou a "estreiteza" de seu estilo com a luz concentrada de um feixe de laser que se torna capaz de perfurar o metal.
As suas obras dos anos 40 e 50 muitas vezes soam como se tivessem sido escritas atualmente. Shostakovich escreveu a ela: Não é você que é influenciada por mim; muito pelo contrário, eu que sou influenciado por você. Muitas pessoas citam Ustvolskaya; ela não citava ninguém.
Todos os trabalhos de Ustvolskaya são de larga escala na intenção, não importando sua duração ou quantos instrumentistas são necessários. Sua música é fortemente baseada na tensão e densidade.
Todas as sinfonias de Ustvolskaya têm partes para voz a solo, as quatro últimas com textos religiosos;
as composições têm subtítulos igualmente religiosos. O aspeto
espiritual dessas obras pode sugerir uma semelhança com a sua
contemporânea Sofia Gubaidulina,
embora, ao contrário desta, Ustvolskaya não fosse praticante de nenhuma
religião e a sua música estivesse muito longe de professar a fé cristã. Os textos são preces convencionais ou, no caso da quinta sinfonia, o Pai Nosso.
in Wikipédia
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