domingo, outubro 16, 2022

John Mayer - 45 anos!

   
John Clayton Mayer (Bridgeport, Connecticut, 16 de outubro de 1977) é um cantor e compositor, guitarrista e produtor musical norte-americano. Mayer frequentou a Berklee College of Music em Boston, mas abandonou o curso e mudou-se para Atlanta em 1997 com seu amigo Clay Cook. Juntos, eles formaram uma banda de curta duração chamada Lo-Fi Masters. Após o fim da banda, Mayer continuou a tocar em clubes locais. Após sua participação no Festival South by Southwest de 2001, ele assinou com a Aware Records, e depois com Columbia Records, que lançou o seu primeiro EP, Inside Wants Out. Os seus dois álbuns seguintes - Room for Squares (2001) e Heavier Things (2003) - fizeram sucesso comercialmente, atingindo o status de multi-platina. Em 2003, ele ganhou o Prémio Grammy de melhor canção pop masculina pelo singleYour Body Is a Wonderland”.

Em 2005, Mayer se afastou da música acústica que caracterizou os seus primeiros discos, e começou a tocar blues e rock que o influenciaram como músico. Ele colaborou com artistas de blues como B. B. King, Buddy Guy e Eric Clapton. Integrando o John Mayer Trio, ele lançou um álbum ao vivo em 2005 chamado Try!, e seu terceiro álbum de estúdio Continuum em 2006. Ambos os álbuns foram bem recebidos pela crítica, e Continuum rendeu a Mayer um Prêmio Grammy para melhor álbum vocal pop em 2007. Ele também ganhou na categoria melhor canção pop masculina por "Waiting on the World to Change". Esse álbum foi seguido por Battle Studies em 2009, um retorno ao pop, apoiado pela turnê Battle Studies World Tour.

Depois de ter vários incidentes controversos com a mídia, Mayer se retirou da vida pública em 2010 e começou a trabalhar em seu quinto álbum de estúdio, Born and Raised. Entretanto, a descoberta de um granuloma em suas cordas vocais atrasou o lançamento do álbum até maio de 2012. O álbum recebeu uma receção geralmente favorável, embora tenha tido menos sucesso comercial do que seu trabalho anterior. Em 2013 lançou seu sexto álbum de estúdio, Paradise Valley, que incorpora influências da música country. Em 2014, ele vendeu um total de mais de 20 milhões de álbuns em todo o mundo. Depois de desenvolver um interesse no Grateful Dead e se conectar com Bob Weir, Mayer formou a banda Dead & Company com três ex-músicos do Grateful Dead.

As carreiras secundárias de Mayer se estendem à apresentação na televisão, comédia e escrita; ele escreveu colunas para revistas como a Esquire. Ele apoia diversas causas e se apresentou em eventos beneficentes. Ele é um amante de relógios (com uma coleção que ele quantifica em "dezenas de milhões" de dólares), contribuindo para o site de relojoaria HODINKEE e esteve no júri do Grand Prix d'Horlogerie de Genève (em português: Grande Prémio de Relojoaria de Genebra).

     

 


Sem comentários: