domingo, outubro 30, 2022

Maradona nasceu há 62 anos

 

Diego Armando Maradona Franco (Lanús, 30 de outubro de 1960 - Tigre, 25 de novembro de 2020) foi um treinador e futebolista argentino que atuava como atacante. Considerado um dos maiores futebolistas de todos os tempos, liderou a conquista do Campeonato do Mundo de 1986, marcando, nos quartos-de-final, o Golo do Século. Ele ainda disputou mais três mundiais (1982, 1990 e 1994), tendo alcançado o vice-campeonato em 1990. A Copa de 1994 ficou marcada como o ponto final da vitoriosa trajetória de Maradona pela Seleção, após ele ser apanhado no exame antidoping na partida contra a Nigéria (a segunda da Argentina no Mundial). Por conta de sua notória participação nos mundiais, em 2002 ele foi escolhido para a  Equipa de Sonho dos Campeonatos do Mundo FIFA.

Amplamente considerado um dos maiores, mais famosos e mais polémicos jogadores do século XX, diversas personalidades e organizações reconheceram-no como um dos melhores jogadores da história do futebol e dos mundiais. Na votação do Melhor Jogador do Século XX pela FIFA, realizada em dezembro de 2000, ele ficou na primeira posição na votação popular e em terceiro na votação dos especialistas selecionados pela FIFA. Neste mesmo ano, ele foi eleito o quinto melhor jogador da história pelo IFFHS.

Enquanto jogador, Maradona foi reverenciado como uma divindade em seu país natal, sendo criada inclusive uma igreja dedicada a ele. O seu maior momento foi na Campeonato do Mundo de 1986 que, na opinião popular, foi ganha sozinha por El Pibe de Oro, outra das suas muitas alcunhas. Nesse Campeonato, que ficou conhecida como "O Campeonato de Maradona", Dieguito teve influência direta em 71% dos 14 golos anotados pela Argentina na campanha do título (ele marcou cinco tentos e teve cinco assistências para golo), sendo a maior percentagem individual da história das Copas. Internacionalmente, Maradona também consagrou-se como herói da equipe italiana do Napoli, um clube que, embora tradicional, esteve entre os pequenos do país. Com El Diez, o Napoli viveu momentos de glória no final da década de 80, ganhando os seus dois únicos títulos no Campeonato Italiano e lutando de igual para igual com as maiores equipas do país. Além disso, Maradona foi o primeiro jogador na história do futebol a estabelecer duas vezes o recorde mundial de transferência mais cara: primeiro, quando foi transferido para o Barcelona por um recorde mundial de 5 milhões de euros, e o segundo quando foi transferido para o Nápoles pelo valor recorde de 6,9 milhões de euros.

A carreira de Maradona, porém, foi cercada de controvérsias, que não se limitaram aos relvados. Algumas delas estão relacionadas ao seu abuso de drogas, vício que levou ao seu banimento dos relvados por duas ocasiões, em 1991 e 1994. Teve também dois filhos fora do casamento, que não reconheceu como seus. E rotineiramente fazia declarações contra os bastidores da FIFA, principalmente aos dirigentes João Havelange, Joseph Blatter, Michel Platini, Franz Beckenbauer, além de Pelé. Também tinha um histórico de atritos com a imprensa, incluindo a de seu próprio país. Morreu aos sessenta anos de idade, na sua residência em Tigre, vítima de uma paragem cárdio-respiratória.
 
 

Sem comentários: