sábado, abril 02, 2022

O filme 2001: Odisseia no Espaço estreou-se há 54 anos

  
2001: A Space Odyssey (2001: Odisseia no Espaço em Portugal) é um filme anglo-americano de 1968 dirigido e produzido por Stanley Kubrick, co-escrito por Kubrick e Arthur C. Clarke baseado parcialmente no conto "The Sentinel" do próprio Clarke. Um romance homónimo, escrito concomitantemente com o roteiro, foi publicada logo após o lançamento do filme.

O filme lida com os elementos temáticos da evolução humana, existencialismo, tecnologia, inteligência artificial e vida extraterrestre. É notável pelo seu realismo científico, efeitos especiais pioneiros, imagens ambíguas que são abertas a ponto de se aproximarem do surrealismo, som no lugar de técnicas narrativas tradicionais e o uso mínimo de diálogo.
O filme é memorável pela sua banda sonora, resultado da associação feita por Kubrick entre o movimento de satélites e os dançarinos de valsas, o que o levou a usar a valsa Danúbio Azul, de Johann Strauss II, e o famoso poema sinfónico de Richard Strauss, Also sprach Zarathustra, para mostrar a evolução filosófica do Homem, teorizado no trabalho de Friedrich Nietzsche com o mesmo nome.
Apesar de ter sido recebido inicialmente de forma mista, 2001: A Space Odyssey é atualmente reconhecido pela crítica e pelo público como um dos maiores e mais influentes filmes já feitos. Foi candidato a quatro Óscares nas categorias de melhor diretor, melhor direção de arte, melhores efeitos visuais e melhor roteiro original (foi nomeado na categoria de melhor roteiro original, apesar de ser adaptado do livro homónimo de Arthur C. Clarke), recebendo um por melhores efeitos visuais. Em 1991, foi considerado "culturalmente, historicamente ou esteticamente significativo" pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, para ser preservado no National Film Registry.

 

 


2 comentários:

Manuel M Pinto disse...


SAMUEL MORSE, físico e pintor faleceu a 2 de Abril de 1872.

Fernando Martins disse...

Obrigado pela sugestão - o blog publicou posteriormente um post sobre Morse na data do aniversário da sua morte...