sexta-feira, abril 29, 2022

Daniel Day-Lewis nasceu há 65 anos

 

Sir Daniel Michael Blake Day-Lewis, Kt (Londres, 29 de abril de 1957) é um ex-ator britânico, com dupla nacionalidade (inglês e irlandês). Nascido e criado em Londres, filho de um poeta e de uma atriz, destacou-se no palco do National Youth Theatre, antes de ser aceito na Bristol Old Vic Theatre School, na qual estudou por três anos. Apesar de sua educação e formação tradicional no Bristol Old Vic, Daniel é conhecido por empregar a técnica de atuação conhecida como "O Método". Reservado, Daniel raramente dá entrevistas e faz poucas aparições públicas. 

Daniel Day-Lewis alternou entre teatro e cinema no começo da década de 80, quando entrou para a Royal Shakespeare Company. Interpretou Romeu em Romeu e Julieta e Fluta em Sonho de uma Noite de Verão, antes de aparecer no filme The Bounty de 1984. O seu primeiro papel aclamado pela crítica foi My Beautiful Laundrette (1985), ganhando um mais amplo reconhecimento público com A Room with a View (1985). Assumiu então seu papel de ator principal em A Insustentável Leveza do Ser (1988).

Aclamado como um dos atores mais talentosos de sua geração, Day-Lewis ganhou vários prémios, incluindo três prémios Óscar de Melhor Ator por suas atuações em My Left Foot (1989), There Will Be Blood (2007) e Lincoln (2012). Com o Óscar pela sua atuação em Lincoln, tornou-se o primeiro homem a conquistar três vezes o prémio na categoria de melhor ator. Foi também indicado por Em Nome do Pai (1993), Gangs of New York (2002) e Phantom Thread (2017). Entre outros prémios, ganhou também quatro BAFTA de Melhor Ator, três prémios Screen Actors Guild e dois Globos de Ouro. Em 2012, a revista Time declarou Day-Lewis o "World's Greatest Actor." Pela sua contribuição para o teatro, foi condecorado cavaleiro em 2014 pelo príncipe William no Palácio de Buckingham.

   

Sem comentários: