sexta-feira, abril 29, 2022

A Operação Vento Constante foi há 47 anos


A Operação Vento Constante(inglês: Operation Frequent Wind) foi o plano de uma operação de emergência de evacuação de pessoal da cidade de Saigão por helicópteros, realizado pelos Estados Unidos durante os últimos dias da Guerra do Vietname, em abril de 1975.

O plano foi baseado numa operação similar realizada com sucesso pelos norte-americanos algumas semanas antes no Cambodja, chamada Operation Eagle Pull, que retirou pelo ar centenas de pessoas da capital Phnom Penh, quando ela foi tomada pelas forças dos Khmer Vermelhos

  

(...)

   

Enquanto o plano de evacuação era montado apressadamente, milhares de sul-vietnamitas tentavam escapar da aproximação e cerco das forças comunistas. Com tantas pessoas desesperadas e tantos civis de posse do conhecimento dos códigos de segurança, a segurança foi quebrada assim que as notas foram tocadas na rádio. Quando a operação em si começou, na manhã de 29 de abril de 1975, milhares de vietnamitas tentaram fugir para a embaixada dos Estados Unidos em Saigão ou para o que se imaginava fosse ela. Uma das zonas de pouso de helicóptero que se imaginava fosse a embaixada, era um conjunto de apartamentos a alguns a quarteirões dela, usado como moradia de diplomatas, que acabou tendo pessoas recolhidas por helicópteros no seu telhado, numa imagem que acabou se tornando famosa em todo o mundo. A guarda de segurança da embaixada, formada por Marines, foi o último contingente de cidadãos norte-americanos a deixar o solo sul-vietnamita, às 07:58 da manhã de 30 de abril, do teto da verdadeira embaixada. 

A operação durou aproximadamente vinte e quatro horas, entre as manhãs de 29 e 30 de abril, imediatamente antes da entrada das forças comunistas em Saigão, e retirou por ar 1.373 cidadãos norte-americanos, mais 5.595 vietnamitas e pessoas de outras nacionalidades, utilizando helicópteros militares dos dois países e da Air America, transportadas até os porta-aviões e navios da frota americana estacionada ao largo de Saigão. A quantidade de helicópteros sul-vietnamitas chegando aos navios era tal, que vários foram jogados ao mar para abrir espaço para os que pousavam. Alguns, não tendo onde pousar, aterravam próximos dos navios, com os seus pilotos esperando até o último instante para saltar e ser resgatado pelos barcos de salvamento.

Muitos dos vietnamitas resgatados, a maioria funcionários civis e militares do regime que caía e representantes da vida social e política do Vietname do Sul, tiveram permissão para entrar e morar nos Estados Unidos pelo Ato de Assistência a Refugiados e Imigração da Indochina (Indochina Migration and Refugee Assistance Act).

   

in Wikipédia 

Sem comentários: