A Ponte de D. Maria Pia, também designada por Ponte Maria Pia, é uma infra-estrutura ferroviária sobre o Rio Douro, junto à cidade do Porto, em Portugal.
Esta ponte, de metal, apresenta
um tabuleiro com 352 metros de extensão; o arco sob o tabuleiro, de
forma biarticulada, tem 160 metros de corda e 42,60 metros de flecha. A
altura, a partir do nível das águas, é de 61 metros.
Esta ponte, assim chamada em honra de Maria Pia de Sabóia, é uma obra de grande beleza arquitectónica, projectada pelo Eng.º Théophile Seyrig e edificada, entre 5 de janeiro de 1876 e 4 de novembro de 1877, pela empresa Eiffel Constructions Métalliques. Foi a primeira ponte ferroviária a unir as duas margens do rio Douro.
Estiveram
em permanência 150 operários a trabalhar, tendo-se utilizado 1.600.000
quilos de ferro. Tendo em consideração as dimensões da largura do rio e
das escarpas envolventes, foi o maior vão construído até essa data,
aplicando-se métodos revolucionários para a época.
A inauguração deu-se a 4 de novembro de 1877 por D. Luís I e D. Maria Pia; a cerimónia teve a presença da Banda de Música da Cidade de Espinho.
No último quartel do século XX
tornou-se evidente que a velha ponte já não respondia de forma
satisfatória às necessidades. Dotada de uma só linha, obrigava à
passagem de uma composição de cada vez, a uma velocidade que não podia
ultrapassar os 20 km/h e com cargas limitadas. No entanto, a ponte
esteve em serviço durante 114 anos, como parte da Linha do Norte, até à entrada em serviço da Ponte de S. João em 1991.
A construção da ponte em tempo recorde, aliada à dificuldade da transposição do enorme vão, concedeu a Eiffel a fama que procurava desde 1866, altura em que fundou a sua empresa com o engenheiro Théophile Seyrig. Eiffel, para acompanhar os trabalhos de construção da ponte, instalou-se em Barcelos entre 1875 e 1877.
Gustave Eiffel
publicou na "Revista de Obras Públicas e Minas" uma análise
pormenorizada da construção, onde incluiu quer os projectos, quer o
cálculo dos vários componentes da ponte. Adoptando o mesmo modelo,
realizou o Viaduto de Garabit (1880-1884) com 165 metros de vão, a estrutura da Estátua da Liberdade (1884-1886) e a Torre Eiffel (1889).
in Wikipédia
Sem comentários:
Enviar um comentário