Alton Glenn Miller (Clarinda, 1 de março de 1904 - Canal da Mancha, 15 de dezembro de 1944) foi um músico de jazz dos Estados Unidos e bandleader na era do swing. Ele foi um dos artistas com mais vendas entre 1939 e 1942, liderando uma das mais famosas big bands.
Biografia
Após ter estudado na Universidade de Colorado,
em 1926 Miller transformara-se num trombonista profissional na banda
de Ben Pollack. Por volta de 1930, já era um reconhecido músico
independente de Nova Iorque. Mais tarde transformou-se num organizador de orquestras ligeira masculinas, sobretudo a dos irmãos Dorsey, iniciada em 1934, e a de Ray Noble, organizada em 1935. Depois de ter tentado infrutiferamente formar a sua própria orquestra em 1937, acabou por o conseguir no ano seguinte e, em finais de 1939, era já um famoso director de orquestra ligeira. Ingressou no exército americano durante a Segunda Guerra Mundial, tendo-lhe sido dado o posto de capitão, sendo promovido mais tarde a major e a director da banda da Força Aérea do Exército dos Estados Unidos na Europa. Ao voar de Inglaterra para Paris, desapareceu, não tendo os corpos nem os destroços dos ocupantes do avião em que viajava sido alguma vez avistados ou recuperados.
Os triunfos de Miller nos salões de dança basearam-se em orquestrações doces, executadas meticulosamente. O som do trombone
de Miller, imediatamente reconhecível e muito copiado, baseava-se em
princípios musicais muito simples, como foram todos os seus grandes
sucessos, incluindo a sua própria composição, "Moonlight Serenade", que
nasceu de um exercício que tinha escrito para Joseph Schillinger. Os
seus dois filmes realizados em Hollywood, Sun Valley Serenade, de 1941, e Orchestra Wives,
do ano seguinte, não deixaram de contribuir para aumentar a sua
reputação, mas o factor mais importante para a continuação do seu
reconhecimento foi a saída, em 1953, do filme biográfico, um pouco aligeirado, The Glenn Miller Story.
Alguns críticos afirmam que o contributo do jazz para a música da sua
orquestra foi insignificante, mas outros consideram que o seu som
representa o paradigma da música popular do seu tempo.
Sem comentários:
Enviar um comentário