sexta-feira, dezembro 29, 2017

O baterista Cozy Powell nasceu há setenta anos

Cozy Powell (Cirencenter, Gloucestershire, 29 de dezembro de 1947Bristol, 5 de Abril de 1998) foi um aclamado baterista britânico. Ficou em 31° lugar na lista dos "50 melhores bateristas de hard rock e metal de todos os tempos" do site Loudwire.
Muito solicitado em gravações de pop e rock, Cozy Powell foi quase uma lenda no estilo pesado de tocar bateria, tocando ao lado de nomes como Rainbow, Whitesnake, Mickie Most, Black Sabbath, Keith Emerson, Greg Lake (Emerson, Lake & Powell), Michael Schenker Group, ou mesmo no seu trabalho a solo, como o single "Dance with the Devil", que foi o seu maior sucesso no Reino Unido, em 1974.
Powell começou a sua carreira profissional em 1965 com o The Sorcerers, eventualmente tocando com Jeff Beck, depois que este deixou os Yardbirds. Em 1971, formou os Bedlam, chegando a lançar um álbum, mas abandonou este projeto para produzir singles, como "Dance with the Devil", faixa instrumental que chegou à 3ª posição no Reino Unido em 1974. Mais tarde ele formou os Cozy Powell's Hammer, que se separam em 1975. Nesse mesmo ano juntou-se aos Rainbow, do guitarrista Ritchie Blackmore, ficando até 1980. Sempre muito requisitado, alternava os seus trabalhos entre seções de estúdio e concertos ao vivo com uma grande variedade de bandas, como os Michael Schenker Group, Whitesnake e Black Sabbath, nunca permanecendo em nenhuma banda muito tempo. Em 1996 trabalhou numa longa turnê com os Fleetwood Mac.
Em abril de 1998, Cozy Powell havia abandonado uma turnê com Yngwie Malmsteen por ter magoado um pé. Pouco tempo depois, a 5 de Abril, Cozy morreu num acidente de automóvel enquanto dirigia o seu carro, um Saab 9000, a cerca de 170 km/h com chuva, na rodovia M4, próximo da cidade de Bristol, na Inglaterra. De acordo com uma reportagem da BBC, no momento do acidente o valor alcoólico de Cozy estava acima do limite permitido. Ele não usava cinto de segurança e conversava com sua namorada, Sharon Reeve, no telemóvel. Ela ouviu o barulho do acidente.
 
 

Sem comentários: