sexta-feira, dezembro 22, 2017

A cantora Aurora Miranda morreu há doze anos

Aurora Miranda da Cunha Richaid (Rio de Janeiro, 20 de abril de 1915 - Rio de Janeiro, 22 de dezembro de 2005) foi uma atriz e cantora brasileira.
Estreou na Rádio Mayrink Veiga em 1932, transferindo-se logo para a Philips. Em 1933, no seu primeiro disco, gravou Cai, Cai, Balão, cantada em dupla com Francisco Alves. Além de fazer dupla com a sua irmã, mais famosa, Carmen Miranda, Aurora também teve sucesso como cantora na década de 30, as duas irmãs imortalizaram a canção Cantores de Rádio (João de Barro, Lamartine Babo e Alberto Ribeiro), no filme Alô, Alô Carnaval. Aurora e Carmen trabalharam no Cassino da Urca e moraram juntas nos Estados Unidos durante 12 anos.
Gravou Cidade Maravilhosa, hino oficial do extinto estado de Guanabara, em dupla com o compositor André Filho, em 1934. Aurora também trabalhou nos filmes Estudantes (1935), Alô, Alô, Brasil (1935) e Alô, Alô, Carnaval (1936). No desenho animado Você Já Foi à Bahia?, de 1944, Aurora "atuou" com os personagens Pato Donald e Zé Carioca, graças a uma montagem que misturou filme e desenho animado. Este filme concedeu-lhe,em conjunto com os outros integrantes do Bando da Lua, o título de primeiros seres humanos a contracenar com desenhos animados.
Voltou para o Brasil em 1952 e, quatro anos depois, regravou um LP com oito antigos sucessos, encerrando a sua carreira de mais de 80 discos de 78 rotações. Aurora Miranda ainda voltou ao cinema em 1989, no filme Dias Melhores Virão, convidada pela atriz Marília Pera.
 
 

Sem comentários: