sábado, dezembro 30, 2017

O Metro de Tóquio faz hoje noventa anos

Tokyo Metro logo.svg PrefSymbol-Tokyo.svg
10000x6300 01.jpg
Topo: logótipos do Tokyo Metro e Toei Subway
Base: Toei 6300 (esquerda) e Tokyo Metro 10000 (direita) na Estação Musashi-Kosugi
 
O Metro de Tóquio  é o sistema de metropolitano que opera em Tóquio, no Japão. A rede está dividida em duas: a Tokyo Metro e a Toei; funcionam autonomamente uma da outra, e mesmo o título de transporte é diferente. O metro tem 13 linhas, com um comprimento total de 286,2 km, fazendo dele o quinto maior do mundo, a seguir a Xangai, Seul, Londres e Nova Iorque.

Linha do tempo do Metro de Tóquio
 
História
Durante uma viagem à Inglaterra em 1914, o empresário japonês Noritsugu Hayakawa, ao ver o Metro de Londres, decidiu criar um sistema igual no Japão, mais precisamente em Tóquio. Fundou a Companhia do Metropolitano de Tóquio em 1920, e cinco anos mais tarde, em 1925, iniciaram-se as obras de construção. O Metro de Tóquio foi inaugurado a 30 de dezembro de 1927, ganhando o título de primeiro sistema de metropolitano asiático. Começou por funcionar entre as estações de Ueno e Asakusa, na linha Ginza. A linha expandiu-se, e em 1945 era criada a linha Marunouchi. Só doze anos mais tarde, em 1957, apareceu uma nova linha, a linha Hibiya.
Em 1960 foi fundado o Toei (significa gerido (ei) pelo governo metropolitano (to)), um segundo sistema de metropolitano. A primeira linha, a Linha Toei Asakusa, começou a circular entre Oshiage e Asakusa. Contudo, a empresa rival não se deixou intimidar, e em 1962 e 1964 abriu as linhas Tozai e Chiyoda, respectivamente. Em 1968 abriu a segunda linha da Toei, Linha Toei Mita. Seis anos depois, em 1974, abriu a linha Yurakucho, e quatro anos mais tarde é inaugurada a Linha Toei Shinjuku. Em 1985 era aberta a linha Hanzomon. Até ao final do século XX cada uma das empresas abriu mais uma linha, linha Namboku e a Linha Toei Oedo.
Em 1995 o grupo terrorista Aum Shinrikyo ("Verdade Suprema") causou vários atentados com gás sarin nas instalações do metro, provocando a morte de 27 pessoas. Actualmente está a ser construída a décima terceira linha do metro, a linha Fukutoshin que funciona actualmente num curto trecho da linha Yurakucho, entre as estações de Kotake-mukaibara e Ikebukuro.
 

Sem comentários: