terça-feira, dezembro 19, 2017

O físico Albert Abraham Michelson nasceu há 165 anos

Albert Abraham Michelson (Strzelno, 19 de dezembro de 1852 - Pasadena, 9 de maio de 1931) foi um físico norte-americano, mais conhecido pelos seus trabalhos de medição da velocidade da luz e pelo experiência de Michelson-Morley. Foi o primeiro americano a receber o Prémio Nobel na área das ciências. Foi eleito membro da Royal Society em 1902.

  
 
A chamada experiência de Michelson-Morley, uma das mais importantes e famosas experiências da história da física, foi levada a cabo em 1887 por Albert Michelson (1852 - 1931) e Edward Morley (1838-1923), no que é hoje a Case Western Reserve University. A experiência pretendia detectar o movimento relativo da matéria (no caso, do planeta Terra) através do éter estacionário. Os resultados negativos desse experimento são geralmente considerados as primeiras evidências fortes contra a teoria do éter, e iniciariam uma linha de pesquisa que levou, finalmente, à relatividade especial, na qual o éter estacionário não teria qualquer função.
A teoria física no fim do século XIX postulava que, tal como as ondas de água têm de ter um meio por onde propagar-se (a água) e as ondas sonoras audíveis também requerem o seu meio (o ar), as ondas luminosas iriam necessitar, também elas, de um meio próprio, o "éter luminífero".

1 comentário:

v disse...

J’adore trop quel régal enfin un truc qui sort de l'ordinaire, bravo pour ce petit plaisir
voyance gratuite mail serieuse