quinta-feira, maio 16, 2013

Robert Fripp - 67 anos

Robert Fripp (Wimborne Minster, 16 de maio de 1946) é um guitarrista inglês de rock progressivo, famoso por suas técnicas inovadoras no seu instrumento, como o uso de um aparelho denominado Frippertronic que dá a guitarra a capacidade de gerar sons de sintetizadores. É o líder da banda King Crimson. Trabalhou com músicos como Brian Eno, Andy Summers, Peter Gabriel, David Bowie e David Sylvian. Foi considerado o 62º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone.

Fripp começou a tocar guitarra ( acústica) aos 11 anos, com uma Manguin Frere, passando pra elétrica apenas aos 14, com uma Hofner President. Ele teve aulas de teoria musical com uma professora de piano, o que lhe deu alguma base pra um ano depois ter aulas com Don Strike, um bom guitarrista do estilo dos anos 30.
Em nenhum momento Robert se prendeu à algum estilo musical, nunca cultivou ídolos, chegando à dizer que Jimi Hendrix nunca foi um guitarrista; foi apenas um músico que tinha algo a dizer e conseguiu, chegando a duvidar se o mesmo se interessava tanto pelo instrumento de trabalho. Outro alvo do guitarrista inglês foi Eric Clapton, a qual mencionou que foi um guitarrista meramente banal, que lançou algo interessante e se perdeu com o tempo (declarações à revista Guitar Player de 1974, que foram resposta a rumores destes dois terem sido as suas grandes influências). Robert desenvolveu um estilo único sem se prender ao mainstream, o que lhe gerou alguma antipatia com parte do público, apesar de gozar de extrema reputação no meio especializado
O trabalho profissional de Fripp começou em 1967, com uma banda formada por Peter Giles e Michael Giles. Sem sucesso, eles se prepararam para formar com Greg Lake, Peter Sinfeld e Ian McDonald os King Crimson, lançando, em 1969, o debutante álbum In the Court of the Crimson King. Com moderado sucesso, apesar da inovação a qual o álbum trazia para o rock da época, a banda lança, logo depois, o disco In the Wake of Poseidon. Já sem Ian Mcdonald, que havia deixado a banda após o primeiro disco, os King Crimson partiriam para uma imensa troca de integrantes, permanecendo Robert Fripp como o único remanescente entre todas as formações, apesar do mesmo não se considerar o líder da banda.
Além do seu papel nos King Crimson, Fripp trabalhou com diversos artistas e grupos, podendo citar-se como exemplos Brian Eno, Peter Gabriel, David Bowie, David Sylvian, Andy Summers, Blondie, Talking Heads e G3.


Sem comentários: