terça-feira, maio 29, 2012

Uma observação astronómica em território (então) português provou a Teoria da Relatividade Geral há 93 anos

 Foto do relatório de Arthur Stanley Eddington sobre a expedição à Ilha do Príncipe

Um eclipse solar total ocorreu em 29 de maio de 1919. Com uma duração máxima de 6 minutos e 51 segundos, foi um dos mais longos eclipses solares do Século XX. Foi visível na maior parte da América do Sul e África na forma de um eclipse parcial. Com os resultados obtidos a partir da observação desse fenómeno foi possível a confirmação da teoria da relatividade geral de Albert Einstein.
O evento foi observado por duas equipes organizadas pela Royal Astronomical Society. Uma delas, sob a direção de Andrew Crommelin, veio para Sobral, Ceará. A outra, chefiada por Arthur Eddington, se dirigiu para a Ilha do Príncipe, localizada na costa atlântica da África. Esses locais ofereciam as melhores condições para a observação do fenómeno. A equipe que se encontrava na Ilha do Príncipe teve seus trabalhos prejudicados devido ao mau tempo. No momento do eclipse o céu estava nublado, com isso, apenas duas das várias fotografias tiradas apresentaram imagens de estrelas. Enquanto isso, a equipa liderada por Crommelin em Sobral, obteve sete imagens do fenómeno pois as condições meteorológicas eram muito melhores.
A equipa liderada pelo astrónomo inglês Arthur Eddington na Ilha do Príncipe fotografou estrelas cujos raios luminosos que atingiam a Terra passavam próximo do Sol, confirmando a predição feita por Albert Einstein. Ao analisar os negativos das fotos, foi possível ver que as estrelas não ocupavam suas posições habituais, encontrando-se ligeiramente deslocadas. A partir desses resultados, os pesquisadores deduziram que os raios luminosos oriundos dessas estrelas sofreram um desvio em relação as suas trajetórias retilíneas, tal desvio foi influenciado pelo campo gravitacional do Sol.
O sucesso dessa observação feita na Ilha do Príncipe provocou a aceitação mundial da teoria da relatividade geral pela comunidade científica internacional e fez de Albert Einstein uma celebridade mundial.

Sem comentários: