Joey Ramone, nome artístico de Jeffrey Ross Hyman (19 de maio de 1951 - 15 de abril de 2001) foi um vocalista norte-americano e letrista, sendo seu trabalho mais conhecido a banda de punk rock Ramones. Conjuntamente com seu companheiro de banda Johnny Ramone (John Cummings), foram os únicos membros que permaneceram desde o início da banda até o fim, em 1996. Joey tinha 1,98 m de altura, sendo o mais alto dos Ramones. Sofria de problemas de saúde, por isso era magro e depois os problemas agravaram-se, a certa altura, com o consumo de álcool.
Hyman cresceu em Forest Hills, no Queens, em uma comunidade de judeus. Teve uma vida vida bastante conturbada, o que inspirou o som "We're A Happy Family", do álbum Rocket to Russia. Seus pais se divorciaram no começo de 1960. Sua mãe, Charlotte Lesher (1926-2007), encorajou o interesse na música nos seus dois filhos: Joey e seu irmão mais novo Mitchell (que usa o pseudónimo de Mickey Leigh).
Leigh (irmão de Joey) cita no DVD End of the Century: The Story of the Ramones que Joey tinha TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) e que ele era considerado esquisito e solitário. Joey diz no mesmo DVD que a música salvou sua vida e seu irmão diz que ele se sentia bem e que ele era diferente ao cantar e que aquilo era um incentivo para ele deixar suas inseguranças e sua timidez de lado. Ele gravou o tema The KKK took me baby away devido ao facto de Johnny Ramone lhe ter roubado a namorada - eles mal se falavam, a certa altura, devido a isso.
Joey morreu de linfoma em 15 de abril de 2001, no Presbyterian Hospital da cidade de Nova Iorque. Ele aparentemente conviveu com linfoma durante cerca de 4 anos, já que ele foi examinado numa clínica especializada em cancro em meados dos anos 1990. Encontra-se sepultado no Hillside Cemetery, Lyndhurst, Condado de Bergen, New Jersey nos Estados Unidos.
O músico tem um álbum solo (póstumo) que foi lançado em 2002 um ano após a sua morte, e foi nesse ano também que os Ramones entraram para o Rock and Roll Hall of Fame.
Joey Ramone é considerado o Ramone favorito entre os fãs (seguido de Dee Dee Ramone). Joey Ramone é considerado para muitos o pai do punk rock.
in Wikipédia
Sem comentários:
Enviar um comentário