quinta-feira, março 03, 2011

Asa-Branca - 65 anos

 

Asa-Branca é uma canção de choro regional (popularmente conhecido como baião) de autoria da dupla Luis Gonzaga e Humberto Teixeira, composta em 3 de Março de 1947. Foi cantada por Luis Gonzaga e posteriormente por vários artistas.

O tema da canção é a seca no Nordeste brasileiro que é muito intensa, a ponto de fazer migrar até mesmo a ave asa-branca (Columba picazuro, uma espécie de pombo). A seca obriga, também, um rapaz a mudar da região. Ao fazê-lo, ele promete voltar um dia para os braços do seu amor.
Há uma continuação de Asa Branca, intitulada A Volta da Asa Branca, que trata do retorno do retirante e de sua nova vida no Nordeste.
Asa Branca é também o nome de uma cidade fictícia da telenovela Roque Santeiro (1989), exibida na Rede Globo de Televisão, trata-se de uma cidade nordestina que vive graças aos negócios de Sinhozinho Malta, grande fazendeiro da regia. A cidade tem uma igreja onde o padre Albano e a filha de Sinhozinho Malta mantém um romance proibido, um lupanar, a casa do prefeito, uma barbearia, a casa da viúva Porcina e de seu Zé das Medalhas e muitos outros estabelecimentos. A cidade ainda é assombrada pelo lobisomem.


Sem comentários: