quinta-feira, março 24, 2011

Porque há muitos tipos de terramotos e devemos ter memória...

O terramoto "Sócrates"

Este post surge a partir de uma sugestão do Fernando Gabriel


Segundo o governo japonês, os custos relacionados com devastação causada pelo recente terramoto (e a reconstrução de infraestuturas e habitações) situar-se-ão entre 141 a 22o milhões de euros (1)(2). Para termos uma noção da dimensão é o dobro do custo do terramoto de Kobe e quatro vezes mais que o Katrina.

Durante os 6 anos de governação de José Sócrates o stock de dívida pública aumentou 58.795 milhões de euros (3). Quer isto dizer que a recente governação socialista custou ao país 1/3 a 1/4 da maior catástrofe natural dos últimos 100 anos ou seja ao nível do furacão que arrasou New Orleans. Corrigindo pelo PIB per capita, o impacto económico por habitante do "terramoto Sócrates" duplica, o que nos coloca ao nível de tragédia de Kobe (4). Importa ainda relevar que não estou a considerar o valor das obrigações já contratadas pelo governo para anos subsequentes (PPP, segurança social) ou os passivos dos empresas ou institutos públicos que terão que ser obrigatoriamente cobertos pelo OE.

Espero ter ajudado todos aqueles que pretendiam um termo de comparação à "obra feita" pelos governos de José Sócrates .

----------------------------------
(1) taxa de câmbio 1 Eur=1.4 USD;
(2) O estado japonês planeia emitir divida para angariar os montantes necessários o que segunda equivalência ricardiana tem efeitos económicos semelhantes ao financiamento via impostos:
(3) fonte: IGCP. Stock de dívida em Fev/2005: 92.767 MEuros; Stock de dívida em Jan/2011: 151.562 MEuros. Para simplificar os cálculos não usei deflatores. Dado que a inflação agregada 205-11 foi positiva o valor em euros constantes seria superior.
(4) PIB pc Japão: 42.235 USD; PIB pc Portugal: 21.085 USD.

in O Cachimbo de Magritte - post de Miguel Noronha

Sem comentários: