Numa rápida apreciação das candidaturas ao Ensino Superior na área das Geociências em 2007, até por comparação com o caso do ano passado, que aqui também estudámos, pudemos constatar o seguinte:
1. Há hoje apenas três (3) cursos de Licenciatura em Geologia (nas Universidades de Lisboa, Coimbra e Porto). Tiveram, pela mesma ordem, direito a 100, 30 e 20 vagas em 2007. Destas, ao contrário do ano passado, não sobrou nenhuma vaga. A média de acesso ficou-se pelos 12,85 (UP), 11,9 (UC) e 11,0 (UL). As coisas neste aspecto correram muito melhor que no ano passado - não sobraram vagas, as médias, globalmente, subiram e o número de vagas e de caloiros, globalmente, também aumentaram.
2. Nas áreas próximas (Engenharia Geológica, de Minas e afins) havia oito (8) cursos, portanto menos um do que no ano passado, com 137 vagas (menos de que o ano passado, que teve 178 vagas). Entraram 99 (o ano passado foram 42 candidatos a entrar na 1ª fase) e estão disponíveis para 2ª fase 39 vagas, tendo surgido, nesta fase e por causa de desempates, mais uma vaga extra... A média variou entre 13,2 (Eng.ª de Minas e Geoambiente na Universidade do Porto) e 10,9 do curso de Meteorologia, Oceanografia e Geofísica na Universidade de Aveiro. De salientar, pela negativa, o desaparecimento da Engenharia de Minas e Geológica na Universidade de Coimbra, que, pela história e tradição dos cursos (que, por falta de candidatos, se tinham fundido) mereciam não desaparecer...
3. Na área das Licenciaturas em Ensino de Biologia e Geologia (que, para biólogos e geólogos, não são carne nem são peixe...) havia o ano passado quatro (4) cursos (Aveiro, Minho, Porto e UTAD) com 100 vagas. Este ano o curso do Porto desapareceu, havendo nos restantes 80 vagas para os 3 cursos. Entraram 73, ficando a sobrar, para a 2ª fase, 7 vagas. A média variou entre 13,6 (UM) e 11,19 (UTAD).
4. Gostaríamos de ouvir opiniões antes de tirar mais conclusões, que esta estória deve ter uma moral final e servir de ensinamento para o futuro.
Para acederem a dois documentos MS Excel, com todos os dados do acesso deste ano e estudo do caso particular das Geociências , clicar nos seguintes links:
Acesso Ensino Superior 2007 - Primeira Fase
Acesso Ensino Superior 2007 - Geologia
ADENDA: O ficheiro acima indicado (Acesso Ensino Superior 2007 - Geologia) será alterado para incluir o curso referido nos comentários a este post, que agradecemos desde já. Será ainda publicado no Blog novo post, com referência a estes comentários e actualizando as informações.
4 comentários:
Gostaria de lembrar que na Universidade de Évora abriu uma nova Licenciatura também com conteúdo "geológico"... "Licenciatura em Ciências da Terra e da Atmosfera"....
Caros Amigos
É bom ver resumir este concentrado de notícias e fazer um painel dos acontecimentos. Mas...
1. O Curso de Engª Geológica e Minas em Coimbra, não "acabou" propriamente. Tem o seu 1º ano comum com a Engª Civil e diferencia-se dele por haver um Menor em Engª G. e Minas com cadeiras que são dirigidas a esses alunos. E só os alunos com esse Menor é que podem passar directamente (os outros têm que ter equivalênciase e planos de estudo diferenciados)ao 2º Ciclo (de Bolonha) em Engª Geológica e Minas, com duas especializações.
2.Presentemente há propostos no Ministério, cursos dirigidos à formação de Professores (que ainda não se pronunciou, mas na verdade são cursos de acordo com legislação que saiu em Abril, em cima da "hora")cursos exclusivamente para o ensino, para formar Professores de Biologia e Geologia, 2º ciclos (mestrados), segundo os novos "padrões".Espera-se que ainda sejam autorizados este ano.Caso contrário terão de continuar os cursos tradicionais.
Um abraço amigo
Gama Pereira
Caro Helder:
A "Licenciatura em Ciências da Terra e da Atmosfera" já estava no ficheiro inicial.
Caro Professor Doutor Gama Pereira:
É sempre bom saber que este nosso Blog é tão bem frequentado e é lido pelos nossos Mestres de Coimbra. Mudei o post para incluir o curso de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra, como poderá ver. Quanto ao Mestrado em Em ensino de Biologia e Geologia, aguardo ansiosamente que o Ministro que tutela as Universidades o autorize, pois terão em mim (e na minha esposa) clientes seguros...
Estimados amigos, de salientar também que na área afim da engenharia geológica, foi a Universidade Nova de Lisboa a colocar o maior número de candidatos.
Faço apenas um comentário que deixo no ár. Mais Professores para o ensino da Biologia Geologia, ainda não repararam na quantidade que não arranja emprego. Será que continuamos a produzir desempregados para alimentar o capricho de algumas Universidades ou mesmo departamentos. Devo acrescentar que na Licenciatura de Engª Geológica da Nova, não temos até ao momento Licenciados desempregados.
Um abraço
Carlos Galhano
Enviar um comentário