terça-feira, setembro 04, 2007

Geologia no Verão - Mina de Sal-gema de Loulé

No dia 28 de Agosto, fui, mais família e amigos, à acção da Geologia no Verão 2007 da Ciência Viva intitulada Mina de Sal-gema - Campina de Cima, organizada pela CUF – Químicos Industriais SA.

Já ia avisado que iria encontrar um quase ex-colega (entrou no mesmo ano que eu, ele e a esposa, embora eles em Engenharia Geológica) - o Alex (Engenheiro Alexandre Andrade). Foi uma alegria o reencontro (e o facto de constatar que não sou o único quase careca...), bem como saber que ainda está casado com a Betty e que têm descendência....!


Quanto à Mina, merece de facto uma visita: a gaiola que nos faz descer 230 metros, a arqueologia industrial dentro da mina, a sua geologia, a exploração mineira actual e passada, as potencialidades de turismo/tratamento médico do local, o poder fazer-se 5 quilómetros a pé debaixo de terra e, sobretudo, a esperança que o Turismo Científico tenha neste local um ponto forte no nosso país, tudo nos faz sonhar...

Mais do que palavras, são as fotos que provam o interesse do local:

2 comentários:

jonas disse...

Muito boa esta visita realizada! Gostei de tudo, os guias foram fantásticos e muito empáticos. Uma alegria rever velhos colegas de Coimbra. Foi pena não ser permitido levar os garotos, mas compreende-se. Muto obrigada ao meu irmão Fernando João por nos ter inscrito nesta aventura maravilhosa.
Saudações a todos os participantes.
Maria João

Fernando Martins disse...

Mea culpa...