domingo, junho 02, 2013

Tim Rice-Oxley, pianista e baixista da banda Keane, faz hoje 37 anos

Timothy James Rice-Oxley (2 de junho de 1976, Oxford, Oxfordshire) é um músico britânico, pianista e baixista da banda Keane.

Nasceu em 2 de junho de 1976, filho de Margaret e Charles Patrick Rice-Oxley.
Frequentou a Tonbridge school, em Kent com seus melhores amigos naquela época, Richard Hughes e Tom Chaplin. A sua amizade com Chaplin se deveu a este ter nascido no mesmo dia do irmão de Rice-Oxley (também chamado Tom) – o que ocasionou que as suas mães se conhecessem no hospital.
Estudou piano na adolescência, mas admite que odiava as aulas por estudar nelas apenas peças de música clássica, que ele achava chatas. Após seus pais interromperem as suas aulas, ele passou a se interessar pelo instrumento, e a estudar sozinho, principalmente por causa dos Beatles.
Mais tarde, Rice-Oxley daria a Chaplin aulas de piano após a escola. Em 1994, ele começou a estudar na University College London, onde Hughes estudava Geografia. O amigo e guitarrista Dominic Scott sugeriu a Rice-Oxley que eles formassem uma banda, e ele concordou. Os dois chamaram então Hughes para se juntar na bateria.
Enquanto isso, ele conheceu Chris Martin, que estava gravando demos naquela época com os Coldplay. Rice-Oxley foi convidado por Martin a se juntar à banda, após ouvir sua apresentação de piano num fim de semana em Virginia Falls, mas Rice-Oxley recusou, a fim de se concentrar na sua banda, Keane com os seus amigos. Numa entrevista em 2004 ele admitiu ter alguns ciúmes do sucesso de Martin com os Coldplay.
Em 1997, Rice-Oxley convenceu Scott e Hughes a deixar Chaplin entrar na banda. Foi neste ano que a banda assumiu o nome "Keane."
Durante sua estada em Londres (desde 1998), Rice-Oxley dividiu um apartamento com Tom na Stoke Newington e ambos tentaram ganhar algum dinheiro para os ensaios.
Quando Scott tocava a guitarra, Rice-Oxley assumia o papel de baixista, mas fazia os preenchimentos no teclado quando o baixo não era tão importante. Ele compôs as canções para a banda juntamente com Scott. No DVD Strangers os Keane comentam que o estilo de Scott era meio "blues" e eles não gostavam daquilo. Logo eles começaram a dar preferência às composições de Rice-Oxley ao invés das de Scott.
Quando Scott deixou a banda em julho de 2001, Rice-Oxley começou a tocar piano, e abandonou a sua imagem de "só um preenchimento", para se tornar a principal força de todas as canções dos Keane. Ele continua a tocar baixo; todavia, agora os trechos são pré-gravados e sampleados nas apresentações ao vivo em um Powerbook da Apple.
Em 2004, ele venceu o Ivor Novello Awards de Melhor Compositor do Ano.
Em 2006, ele contribuiu na canção "Early Winter," do segundo álbum solo de Gwen Stefani, The Sweet Escape.
Rice-Oxley, juntamente com Jesse Quin, formou a banda de Alt-country intitulada Mt. Desolation, em 2010. Além de Tim e Jesse, a banda é composta por mais 13 músicos, entre secundários e auxiliares. Alguns são membros das bandas Mumford & Sons, The Killers, Noah and the Whale e The Staves.


Sem comentários: