domingo, janeiro 08, 2012

Steve Clark morreu há 21 anos

Stephen Maynard Clark (23 de abril de 19608 de janeiro de 1991) foi um dos guitarristas fundadores da banda de hard rock britânica Def Leppard. Morreu em 1991 de uma overdose acidental de codeína misturada com Valium, morfina e bebidas alcóolicas. Clark foi classificado em 11º pela Classic Rock Magazine's na lista dos "100 maiores heróis da guitarra".

Steve Clark nasceu e foi criado em Hillsborough, no subúrbio noroeste de Sheffield, Inglaterra. Desde cedo mostrou interesse pela música - até mesmo sua mãe o levou a um concerto do The Shadows quando ele tinha apenas seis anos. Aos onze anos, ele pediu ao seu pai, um motorista de táxi, uma guitarra, e seu pai lhe deu uma, na condição de que Steve aprendesse a tocar.
Clark geralmente usava guitarras Gibson no período em que tocou com o Def Leppard. Ele ocasionalmente usava outras guitarras, como uma guitarra Fender Stratocaster no clipe de "Love Bites", maior sucesso do Leppard.

Antes de ingressar nos Def Leppard em 1978, Clark tocou covers com seu pequeno grupo, Electric Chicken, em Sheffield. Nessa época, ele conheceu o fundador da banda, Pete Willis (na época guitarrista do Leppard). Clark pediu uma vaga na banda e se juntou aos Def Leppard em Janeiro de 1978.
Como guitarrista dos Def Leppard, ele também contribuiu como compositor da banda. Clark e Pete Willis faziam dupla na guitarra, e Clark foi apelidado como "Riffmaster A", de acordo com Joe Elliott na série Classic Albums do canal VH1, onde se abordava o álbum Hysteria. Quando Willis foi expulso dos Def Leppard, por problemas de alcoolismo, o guitarrista Phill Collen foi recrutado para a banda, passando a se tornar parceiro de Clark.
Seu último álbum com a banda, antes de morrer, foi Adrenalize, onde ajudou em metade das músicas (o álbum foi lançado posteriormente a sua morte, em Março de 92).

Na época de sua morte, Clark estava em uma licença de seis meses de ausência do Def Leppard.
Em 8 de janeiro de 1991, Clark foi encontrado morto em sua cama por sua namorada na época Janie Dean. A autópsia revelou que ele tinha morrido de uma overdose de codeína misturada com Valium, morfina e um nível de álcool no sangue de 0,30, três vezes mais que o limite legal de condução britânica. Não havia nenhuma evidência de intenção suicida. Daniel Van Alphen, amigo de Clark, havia bebido com ele na noite anterior, e testemunhou dizendo que os dois foram a uma cervejaria local e depois foram para a casa do guitarrista à meia-noite para assistir a um vídeo.
Foi enterrado no Cemitério de Wisewood, Loxley, Sheffield, perto da casa de sua família. Sua guitarra foi vendida pela sua namorada.
O Tesla, que abriu a tournet de Hysteria, em 1988, gravou uma música em homenagem a Clark em seu álbum Psychotic Supper, de 91, intitulada "Song & Emotion" (ao nosso amigo, Steve "Steamin" Clark).


Sem comentários: