sexta-feira, dezembro 01, 2023

John Densmore, baterista dos The Doors, nasceu há 79 anos


John Paul Densmore
(Los Angeles, 1 de dezembro de 1944) é um músico americano, mais conhecido como baterista da banda de rock The Doors, e como tal colocado no Rock and Roll Hall of Fame. Ele apareceu em todas as gravações feitas pela banda, com a sua batida de bateria inspirada tanto no jazz e na world music quanto no rock and roll. As muitas homenagens que ele compartilha com os outros membros dos The Doors incluem um Grammy pelo conjunto de sua obra e uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood.

Densmore também é conhecido pelo seu veto às tentativas dos outros dois membros dos The Doors, após a morte do cantor Jim Morrison em 1971, de aceitar ofertas para licenciar os direitos de várias músicas dos Doors para fins comerciais, bem como a objeção sua ao uso no século XXI do nome e logótipo dos The Doors. As longas batalhas judiciais de Densmore para obter cumprimento de seu veto, com base num contrato da década de 60 que exigia unanimidade entre os membros dos The Doors para usar o nome ou a música da banda, terminaram com uma vitória total para ele e os seus aliados na defesa da propriedade intelectual de Morrison.

Densmore trabalhou adicionalmente como dançarino e ator, e escreveu, com sucesso, dois livros sobre a banda The Doors e um terceiro livro, The Seekers (2020), sobre as notáveis pessoas com quem trabalhou e encontrou. 

 


in Wikipédia



Sem comentários: