quinta-feira, novembro 09, 2023

Gal Costa morreu há um ano...


Gal Maria da Graça Penna Burgos Costa (Salvador, 26 de setembro de 1945São Paulo, 9 de novembro de 2022), mais conhecida como Gal Costa, foi uma cantora, compositora e multi-instrumentista brasileira. Considerada uma das cantoras mais plurais do Brasil e do mundo, Gal transitou em todos os géneros musicais e foi a cantora brasileira mais bem colocada na lista de 200 maiores cantores e cantoras de todos os tempos pela revista Rolling Stone, bem como foi eleita, pela revista Time, uma das 10 maiores cantoras do mundo.

   

(...)   

    

Gal Costa morreu em 9 de novembro de 2022, aos 77 anos. A assessoria da artista não esclareceu o motivo concreto do óbito. A cantora havia completado 57 anos de carreira e era uma das atrações do festival Primavera Sound, que aconteceu em São Paulo no fim de semana anterior ao falecimento. A participação de Gal foi cancelada de última hora em razão da necessidade de recuperação da cantora após ter sido submetida a uma cirurgia para retirada de um nódulo na fossa nasal direita.

Gal encontrava-se em plena atividade antes do procedimento e viajava o Brasil com a turnê "As várias pontas de uma estrela", na qual interpretava sucessos da MPB dos anos 80. Além de espetáculos próprios, Gal estava na lista de diversos festivais de música nacionais e programava-se para uma turnê na Europa, que se iniciaria em novembro.

O corpo de Gal foi velado no dia 11 de novembro, no Hall Monumental da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), onde milhares de fãs puderam se despedir da cantora e prestar homenagens. No mesmo dia, o seu corpo foi sepultado no Cemitério da Ordem Terceira do Carmo, no bairro da Consolação, também na capital paulista.

 

in Wikipédia

 


Sem comentários: