segunda-feira, maio 22, 2023

Hoje é o Dia Internacional da Biodiversidade...!

 


 


Dia Internacional da Biodiversidade 2023
 
 
 - 22 maio | Do acordo à ação: reconstruir a biodiversidade

A celebração de 2023 é especial em termos de conservação da biodiversidade.

O mundo tem agora o Quadro Global de Biodiversidade Kunming-Montreal (GBF), um acordo histórico assinado em dezembro de 2022 que estabelece metas e medidas concretas para parar e reverter a perda da natureza até 2050 e o foco deve mudar rapidamente para a sua implementação (ação). Para marcar essa incrível e histórica conquista, o tema de 2023 baseia-se nos resultados da COP 15 e é Do acordo à ação: reconstruir a biodiversidade.

Tal envolve respeitar, proteger e reconstruir a nossa riqueza biológica.

Todos(as) são incentivados(as) a, caso ainda não tenham começado, lançarem, a 22 de maio, as suas ações para implementarem o GBF. Se as atividades já estiverem em andamento, o Dia Internacional da Biodiversidade oferece uma oportunidade para as divulgar e destacar ainda mais.

A comunidade global é chamada, ainda, a reexaminar a relação com o mundo natural, pois apesar de todos os avanços tecnológicos, continuamos a ser completamente dependentes de ecossistemas saudáveis e vivos para obter água, alimentos, remédios, roupas, combustível, abrigo e energia, só para citar alguns dos recursos essenciais que obtemos da natureza.

É por isso que o tema do Dia Internacional da Diversidade Biológica é Do acordo à ação: reconstruir a biodiversidade, promovendo a ideia de que, agora que temos um plano de ação acordado a nível global, devemos implementar todas as medidas que o acordo contempla antes de 2030. Só assim conseguiremos obter uma diversidade biológica protegida e sustentável até 2050. Essa é a principal mensagem da Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB), o principal instrumento internacional para o desenvolvimento sustentável.

Materiais e Guia 2023 | PT

DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE

Neste dia, comemora-se a adoção, a 22 de maio de 1992, do Nairobi Final Act of the Conference for the Adoption of the Agreed Text of the Convention on Biological Diversity.

Inicialmente, o dia da Biodiversidade comemorava-se a 29 de dezembro, data da entrada em vigor da Convenção sobre a Diversidade Biológica. Todavia, em dezembro de 2000, a Assembleia-Geral das Nações Unidas escolheu o dia 22 de maio como Dia da Diversidade Biológica, para comemorar a adoção do texto da Convenção.

Sem comentários: