segunda-feira, novembro 01, 2021

O Radiotelescópio de Arecibo foi inaugurado há 58 anos

 

O Radiotelescópio de Arecibo ou Telescópio de Arecibo ou Observatório de Arecibo era um radiotelescópio refletor esférico de 305 m (1 000 pés) construído numa dolina no Observatório de Arecibo localizado perto de Arecibo, Porto Rico. Um receptor orientável montado por cabo e vários transmissores de radar para emitir sinais foram montados 150 m (492 pés) acima do prato. Concluído em novembro de 1963, o Telescópio de Arecibo foi o maior telescópio de abertura única do mundo por 53 anos, até ser superado em julho de 2016 pelo Telescópio Esférico de Abertura de Quinhentos metros (FAST) em Guizhou, China.

O Telescópio Arecibo foi usado principalmente para pesquisas em radioastronomia, ciência atmosférica e astronomia de radar, bem como para programas de busca por inteligência extraterrestre (SETI). Cientistas que desejam usar o observatório enviaram propostas que foram avaliadas por árbitros científicos independentes. A NASA também usou o telescópio para programas de detecção de objetos próximos à Terra. O observatório, financiado principalmente pela National Science Foundation (NSF) com apoio parcial da NASA, foi administrado pela Universidade Cornell desde sua conclusão em 1963 até 2011, após o que foi transferido para uma parceria liderada pela SRI International. Em 2018, um consórcio liderado pela University of Central Florida assumiu a operação da instalação.

O design único e futurista do telescópio levou a várias aparições em filmes, jogos e produções de televisão, como para a cena de luta clímax no filme de James Bond GoldenEye (1995). Ele está listado no Registo Nacional de Locais Históricos dos EUA desde 2008. O centro foi nomeado um marco do IEEE em 2001.
Desde 2006, a NSF reduziu o seu compromisso de financiamento para o observatório, levando os académicos a exigir apoio financeiro adicional para continuar os seus programas. O telescópio foi danificado pelo furacão Maria em 2017 e foi afetado por terramotos em 2019 e 2020. Duas rupturas de cabo, uma em agosto de 2020 e a segunda em novembro de 2020, ameaçaram a integridade estrutural da estrutura de suporte da plataforma suspensa e danificaram a antena. Devido à incerteza sobre a resistência restante dos outros cabos que sustentam a estrutura suspensa e ao risco de colapso devido a novas falhas tornando os reparos perigosos, a NSF anunciou em 19 de novembro de 2020 que o telescópio seria desativado e desmontado, com o rádio telescópio e instalação LIDAR permanecendo operacionais. Antes que pudesse ser desativado, vários dos cabos de suporte restantes sofreram uma falha crítica e a estrutura de suporte, antena e conjunto de cúpula caíram na antena às 07.55, hora local, em 1 de dezembro de 2020, destruindo o telescópio.
 
 

Sem comentários: