segunda-feira, novembro 08, 2021

O Imperador dos Astecas cometeu o erro de receber Hernán Cortés há 502 anos

 
Retrato anónimo de Moctezuma II, finais do século XVII
 
Moctezuma II (também chamado Motecuhzoma Xocoyotzin) (1466-1520) foi um governante (tlatoani) asteca. O seu governo iniciou-se por volta de 1502 e findou em 1520.
Diz uma lenda que surgiram oito sinais, nos dez anos anteriores à chegada dos conquistadores espanhóis, indicando que o império asteca entraria em colapso:
  1. um cometa apareceu no céu durante o dia.
  2. uma coluna de fogo (possivelmente o cometa) apareceu no céu noturno.
  3. o templo de Huitzilopochtli foi destruído pelo fogo.
  4. um raio atingiu o templo de Tzonmolco.
  5. Tenochtitlán sofreu uma inundação.
  6. estranhas pessoas com várias cabeças porém um só corpo foram vistas caminhando naquela cidade.
  7. uma mulher foi vista pranteando lamúrias pelos astecas.
  8. um estranho pássaro foi capturado. Quando Moctezuma fitou seus olhos, que funcionavam como espelhos, ele viu estranhos homens aportando à costa.
Na primavera de 1519 recebeu as primeiras notícias de estranhos chegando à costa do seu império. Moctezuma enviou um embaixador com duas roupas, uma do deus Tlaloc, e outra do deus Quetzalcoatl. Cada um destes deuses astecas tinha seus atributos: Tlaloc tinha uma máscara que fazia parecer que usasse óculos; já Quezalcoatl tinha uma máscara com uma barba. O embaixador asteca, ao ver o espanhol Hernán Cortés, achou que o conquistador tinha os atributos de Quezalcoatl, e vestiu-o como o deus. Em seguida, informou Moctezuma a respeito. Cortés decidiu marchar até Tenochtitlán. Moctezuma tentou evitar a sua aproximação, mandando mais presentes, porém a miragem do ouro era irresistível para os espanhóis. Moctezuma também enviou mágicos, sacerdotes, e mesmo um de seus embaixadores, Tzihuacpopoca, que fingiu ser o imperador. Moctezuma enviou ainda mais presentes quando Cortés se aproximou de Tenochtitlán. O contador do reino asteca registou:
- Eles deram aos espanhóis peças de ouro, penugens da ave quetzal e gargantilhas de ouro. E quando lhes deram isso, suas faces eram de sorrisos, eles (os espanhóis) estavam maravilhados(...).
    
A 8 de novembro de 1519, Moctezuma encontrou Hernán Cortés, que acreditava ser o deus Quetzalcoatl. Quando Cortés chegou a Tenochtitlán, Moctezuma presenteou-o com flores do seu próprio jardim, que era a mais alta honraria que poderia oferecer. Cortés ordenou-lhe que suspendesse todos os sacrifícios humanos: Moctezuma concordou, o sangue do templo foi lavado, e as imagens de deuses astecas foram substituídas por ícones do cristianismo. Moctezuma até mesmo concordou em ser batizado e declarou-se um súdito do rei Carlos I da Espanha. Moctezuma recebeu Cortez no palácio de Axayacatl com todos os seus homens e 3.000 indígenas aliados.
Os sacerdotes de Moctezuma previram a chegada de Adebiano e Cortés, em 1519, como a volta do lendário Deus-Rei Quetzalcóatl, vindo do leste. Isto causou uma certa hesitação e indecisão da sua parte, explorada por Cortés, que o fez refém e forçou-o a negociar com o seu povo. Devido à sua proposta de instituir o pagamento de tributos à Espanha, foi deposto em 1520 e atacado pelos espanhóis. Foi ferido, morrendo três dias depois, tendo-lhe sucedido Cuitláhuac.   
      

Sem comentários: