sábado, agosto 14, 2021

O ator Steve Martin faz hoje 76 anos

     
Stephen Glenn Martin (Waco, 14 de agosto de 1945) é um ator, comediante, produtor, mágico, escritor, dramaturgo, dobrador, músico e compositor americano. A popularidade de Martin surgiu na década de 60, quando ele passou a fazer os roteiros da série The Smothers Brothers Comedy Hour, e mais tarde a aparecer com frequência no programa The Tonight Show. Na década de 70, Martin apresentou diversos shows de humor surreal, começando a lotar casas de show em turnês nacionais.
A partir do final dessa mesma década, Martin tornou-se um ator bem sucedido, fazendo diversos filmes de comédia, que lhe renderam diversos prémios ao longo das décadas. No início da carreira cinematográfica, ele chegou a ser apontado por alguns como "um novo Jerry Lewis". Porém, em pouco tempo de carreira, ficou claro que o estilo de humor de ambos era diferente. Em 2004, o canal Comedy Central classificou Martin em sexto lugar na lista das cem maiores comediantes de stand-up.
Martin começou a tocar banjo desde cedo e inclui o instrumento em seus shows desde o início de sua carreira profissional. Desde os anos 2000, ele passou a dedicar-se cada vez mais à carreira musical, passando a atuar menos e a investir mais na música, tocando banjo, gravando e fazendo tours com várias bandas de bluegrass, incluindo com o cantor Earl Scruggs, com quem ganhou um Grammy de Melhor Performance de Música Country em 2001.
   

Sem comentários: