Nascido perto de Brecon, País de Gales, Glover mudou com a sua família para St Helens antes de se instalar na área de South Kensington, em Londres, com 10 anos de idade. Naquela época, os interesses de Glover começaram a direcionar-se para o rock e quando tinha treze anos começou a tocar guitarra. Ele mais tarde mudou-se para o distrito de Pinner, no norte de Londres e, enquanto estudava na Harrow County School for Boys, formou a sua primeira banda, Madison, com um grupo de amigos, que mais tarde se fundiu com uma banda rival para se tornar nos Episode Six, uma banda que tinha Ian Gillan. Os dois deixaram a banda em 1969 para se juntar aos Deep Purple.
Depois de passar quatro anos com os Deep Purple, onde a banda viu os seus lançamentos mais bem sucedidos nos álbuns in Rock, Machine Head, Who Do We Think We Are e o álbum ao vivo Made in Japan. Glover, juntamente com Gillan, abandonou a banda após a segunda turnê dos Deep Purple, no Japão, no verão de 1973.
Ao longo da década de 70, Glover passou a produzir bandas como Judas Priest, Nazareth, Elf, Ian Gillan Band, e David Coverdale.
Em 1974, Glover lançou o seu primeiro álbum solo, Butterfly Ball. De 1979 a 1984, ele era o baixista, compositor e produtor da banda de Ritchie Blackmore a solo, os Rainbow, trabalhando em quatro álbuns de estúdio do grupo.
Em 1983 gravou o seu terceiro álbum solo, Mask, lançado no ano seguinte. Quando, em abril de 1984 a banda Deep Purple foi recriada, Glover voltou para a sua antiga banda, onde ele permaneceu durante as últimas duas décadas e meia.
Em 1988, Glover e o colega dos Deep Purple, Ian Gillan, gravaram um álbum, como projeto paralelo à banda, Accidentally on Purpose. Quase duas décadas depois, Glover tocou com Ian Gillan durante a breve turnê de Gillan, a solo, em 2006.
Em 2002, Glover lançou o seu quarto álbum a solo, intitulado Snapshot, sob o nome de Roger Glover & The Guilty Party. O álbum contou com performances de Randall Bramblett (com quem compartilhou os créditos de várias faixas), bem como a filha de Glover, Gillian.
Em 2011, Glover lançou seu quinto álbum solo, If Life Was Easy, que contou com participações especiais de Dan McCafferty, dos Nazareth, e Pete Agnew, bem como Gallay Walther e Daniel "Sahaj" Ticotin.
Colaborações e performances notáveis
Em 2001, Glover estava entre uma série de baixistas que contribuíram para o álbum duplo The Deep End, dos Gov't Mule, gravado como uma homenagem ao falecido Allen Woody, baixista original da banda. Em 3 de maio de 2003, em New Orleans Glover também participou em um concerto especial realizado por Gov't Mule com participações de todos os baixistas que contribuíram para o álbum Deep End.
Em 7 de outubro de 2007 Glover se juntou ao seu ex-colega de banda Jon Lord para executar o Concerto para Grupo e Orquestra, no Teatro Royal & Derngate em Northampton. O show também contou com Royal Philharmonic Orchestra conduzido por Paul Mann.
Em 2008, Roger Glover no baixo em uma única instituição de caridade chamada "canção de Lucy", escrito e produzido por David Domminney de Rogue Studios em Londres e disponível no iTunes. A receita proveniente da venda foi para a Linda McCartney Cancer Centre (especificamente para promover a sua Área de evento Mulheres que teve lugar em Liverpool Cricket Club em 6 de julho de 2008).
Vida pessoal
Glover reside atualmente na Suíça, onde vive com sua companheira Myriam. Myriam deu à luz uma menina, Lucinda, em 27 de junho de 2009. Glover foi casado duas vezes, e tem outra filha, a música Gillian Glover (nascido em 1976), de seu primeiro casamento.
Em 2004, a ITV Wales foi ao ar um especial de TV sobre Roger Glover chamado "Roger Glover - Made in Wales" (produzido por Craig Hooper), que apresenta entrevistas de colegas músicos e familiares.
Sem comentários:
Enviar um comentário