quinta-feira, outubro 08, 2020

Bruno Mars - 35 anos!

  

Peter Gene Hernandez (Honolulu, 8 de outubro de 1985), mais conhecido pelo nome artístico de Bruno Mars, é um cantor, compositor, produtor musical, e multi-instrumentista americano, nascido e criado no Havaí. Vindo de uma família com uma grande tradição musical, Mars começou a cantar e a se apresentar como um artista amador ainda durante a infância. Depois de terminar o Ensino Secundário, decidiu mudar-se para Los Angeles, na Califórnia, com o objetivo de investir cada vez mais na sua carreira musical. Em Los Angeles, ele formou a equipe de produtores The Smeezingtons, ao lado de Philip Lawrence e Ari Levine, trabalhando para a Motown Records.

Depois do seu fracasso com a gravadora Motown Records, Mars assinou com a Atlantic Records em 2009. Durante os primeiros meses como artista da editora, ele coescreveu os arranjos e fez participações em músicas como "Nothin' on You" (2010), do rapper B.o.B, e "Billionaire" (2010), do cantor americano Travie McCoy. Também participou da composição dos êxitos mundiais "Right Round" (2009), do rapper Flo Rida com participação de Kesha, "Wavin' Flag" (2010), do cantor somali K'naan, e "Fuck You!" (2010), de Cee Lo Green. Em outubro de 2010, lançou o seu álbum de estúdio de estreia, Doo-Wops & Hooligans. O álbum atingiu o seu pico na terceira colocação da tabela musical Billboard 200 nos EUA, e recebeu o certificado de disco de platina pela Recording Industry Association of America (RIAA) após vender mais de um milhão de cópias no país. O seu primeiro single como artista principal, "Just The Way You Are" (2010), ocupou a primeira posição da tabela de "singles" americana "Billboard Hot" 100 por quatro semanas consecutivas."Grenade" (2010), ocupou a mesma posição por oito semanas não consecutivas. O sucesso dos dois singles nos Estados Unidos fazem de Mars um dos seis artistas masculinos na história que alcançaram o topo da Billboard com os dois primeiros singles do mesmo álbum, e o primeiro a fazê-lo em treze anos. Inspirado por lendários artistas como Michael Jackson e Elvis Presley, o intérprete é considerado um dos mais "versáteis e completos artistas de música pop da atualidade", segundo um crítico do prestigiado jornal The New York Times.

O seu segundo álbum de estúdio, intitulado Unorthodox Jukebox, foi lançado em 11 de dezembro de 2012, do qual o primeiro single, a música "Locked Out of Heaven", foi lançado em 1 de outubro. No dia 13 de dezembro de 2012, "Locked Out of Heaven" assumiu a 1ª posição da Billboard Hot 100 e da Hot Digital Songs, graças a seu crescimento nas vendas digitais de 46% em relação a semana anterior. "Locked Out of Heaven" tornou Mars o artista masculino com o maior número de singles número 1 no menor período de tempo na parada desde 1964, quando Bobby Vinton registou o mesmo recorde. O segundo single do álbum, a música "When I Was Your Man" também chegou a primeira posição na Billboard Hot 100 e foi nomeada ao 56º Grammy Awards na categoria de Melhor Performance Pop Solo. O terceiro single do álbum foi a canção "Treasure" que chegou ao top 5 da Billboard Hot 100 e o quarto e último single foi "Gorilla".

Em 2014, Mars colaborou com Mark Ronson no Uptown Funk, um single que se apresentou bem em muitas paradas musicais em todo o mundo, incluindo os Estados Unidos (por 14 semanas consecutivas), Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Reino Unido.

O seu terceiro álbum de estúdio, 24K Magic (2016), recebeu sete Grammy Awards e lançou os singles de sucesso "24K Magic", "That's What I Like", "Versace on the Floor" e "Finesse".

Mars alcançou sete vezes o número um da Billboard Hot 100 desde o início da sua carreira, em 2010. Ao longo de sua carreira, Mars ganhou onze Grammy e 8 American Music Awards

Mars é conhecido por seus desempenhos de palco e showmanship retro. Ele é acompanhado pela sua banda, The Hooligans, que tocam uma enorme variedade de instrumentos como guitarra elétrica, baixo, piano, teclados, bateria e metais, além de servir como cantores e dançarinos de fundo. Mars atua numa ampla gama de estilos musicais. 

   

        

 


Sem comentários: