quarta-feira, outubro 28, 2020

O criador do jansenismo nasceu há 435 anos

  
CornélioJansénio (em latim: Cornelius Otto Jansenius; em alemão: Cornelius Otto Jansen; Acquoy, 28 de outubro de 1585 - Ypres, 6 de maio de 1638), foi um filósofo e teólogo neerlandês. Fundou o jansenismo, doutrina que prega o rigor moral.

 

Biografia

Iniciou seus estudos em 1602, na Universidade de Louvain, da qual se tornou professor a partir de 1617, liderando a teologia agostiniana, contra os jesuítas. Em 1635, indicado pelo rei da Espanha, tornou-se bispo de Ypres, na região flamenga da Bélgica. Morreu 3 anos depois.

Jansénio, reforçando Baius, reagiu contra o antigo otimismo pelagiano a respeito da vontade humana, tal como Agostinho e a Igreja oficial já o haviam feito na Idade Média. Tais ideias agora reacendiam dentro do espírito da Renascença e com os jesuítas, nomeadamente com Molina.

A radicalização da posição agostiniana vinha ocorrendo desde Lutero e Calvino. Por isso a escola teológica jansenista tomou alguns aspectos de protestantismo dentro da Igreja Católica. Teve desdobramentos com base nos escritos de Jansénio, sobretudo após sua vida, com Arnauld e Nicole, ao mesmo tempo cartesianos

 

Jansenismo

Apesar de ser um movimento teológico fundado na doutrina de Santo Agostinho sobre a predestinação humana, o jansenismo prestigiou o cartesianismo, principalmente a partir do Convento de Port-Royal, em Magny-les-Hameaux, a sudoeste de Paris. O rigorismo moral dos jansenistas só não conflituava directamente com o cartesianismo porque o Descartes simplesmente se omitira sobre a ética e a política. Além disto importa advertir-se que Agostinho é uma fonte comum a Descartes e ao jansenismo.

 

in Wikipédia

Sem comentários: