sexta-feira, outubro 30, 2020

Maradona faz hoje sessenta anos

 

Diego Armando Maradona Franco (Lanús, 30 de outubro de 1960) é um treinador e ex-futebolista argentino que atuava como meia ou atacante. Atualmente comanda o Gimnasia y Esgrima. É amplamente considerado como um dos maiores futebolistas de todos os tempos.

Amplamente considerado um dos maiores, mais famosos e mais polémicos jogadores do século XX, diversas personalidades e organizações reconhecem ele como um dos melhores jogadores da história do futebol e dos mundiais. Reunia inteligência, vontade e talento, com dribles, habilidade para mudar drasticamente sua velocidade e dar giros surpreendentes. Enquanto jogador, Maradona foi reverenciado como uma divindade no seu país natal, sendo criada inclusive uma igreja dedicada a ele.

O seu maior momento foi no Campeonato do Mundo de 1986, que na opinião popular foi ganha inteiramente por El Pibe de Oro, outra de suas muitas alcunhas. Internacionalmente, Maradona também consagrou-se como herói da equipe italiana do Nápoles, um clube que, embora tradicional, estava entre os pequenos do país. Com El Diez, o Nápoles viveu momentos de glória no final da década de 80, ganhando os seus dois únicos títulos no campeonato italiano e lutando de igual para igual com as maiores equipes do país.

A carreira de Maradona, porém, foi cercada de controvérsias, que não se limitaram aos relvados. As maiores delas foram relacionadas ao seu envolvimento com drogas, um vício que acabou por arruiná-lo no campo e que por algum tempo o deformou fisicamente. Teve também dois filhos fora do casamento que não reconheceu como seus. E rotineiramente faz declarações contra os bastidores da FIFA, principalmente aos dirigentes João Havelange, Sepp Blatter, Michel Platini, Franz Beckenbauer, além de Pelé, e também tem um histórico de atritos com imprensas, incluindo a de seu próprio país.
 
 

Sem comentários: