domingo, maio 24, 2020

Patti LaBelle faz hoje 76 anos

    
Patricia Louise Holte (Filadélfia, 24 de maio de 1944), mais conhecida pelo seu nome artístico Patti LaBelle, é uma premiada cantora, compositora e atriz dos Estados Unidos com mais de 50 anos de carreira. Durante 16 anos, LaBelle foi a vocalista do grupo Labelle, pelo qual lançou a sua canção assinatura, Lady Marmalade, em 1974. Neste período obteve os maiores sucessos das paradas musicais de R&B, Pop e eventualmente Disco, além do Soul, sendo reconhecida como: A Madrinha do Soul, por seu desempenho enérgico em cima do palco e sua poderosa, inconfundível voz.
LaBelle iniciou a sua carreira solo no final da década de 1970, seguindo a dissolução do grupo. Obteve grandes sucessos nas paradas pop, como: On My Own (em dueto com Michael McDonald), If You Asked Me To, Stir It Up e New Attitude. On My Own alcançou a 1ª posição em diversos países.
Detentora da marca de 50 milhões de cópias vendidas, Patti LaBelle foi incluída na Calçada da Fama de Hollywood e na Calçada da Fama do Apollo. Além de ter sido homenageada com um "Legend Award" por sua contribuição para a música norte-americana no World Music Awards. Foi ainda agraciada com um Grammy Hall of Fame em 2003 pelo legado da canção Lady Marmalade. A sua biografia oficial, Don't Block the Blessings, permaneceu no topo da lista de best-sellers do New York Times.
É uma lenda da música norte-americana. Além de ter uma voz potente, canta de uma forma completamente única. Foi a inspiração para diversos artistas, como Mariah Carey, Christina Aguilera, Alicia Keys e Mary J. Blige.
Recentemente participa de vários programas de TV, entre eles chamou muita atenção nas competições "Dancing With the Stars" e principalmente no "The Masked Singer". Continua fazendo sucesso com seus clássicos já premiados e seus novos trabalhos e, segundo a própria, jamais irá parar.
  
  

Sem comentários: